Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Câmara de Alenquer com menos funcionários que a média nacional

Notícia "Nova Verdade", edição de 01DEZ2010

Com os seus 648 funcionários, a Câmara de Alenquer é actualmente o maior empregador do concelho, mas ainda assim tem menos trabalhadores do que a maioria dos outros 307 municípios do país. O rácio da autarquia alenquerense é de 15,4 trabalhadores para cada mil habitantes, quando a média nacional é de 18,5.
Os dados resultam do cruzamento da informação da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e das estimativas da população residente (42 094 habitantes) do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a 2010.
O presidente da Câmara de Alenquer considera que a autarquia tem actualmente ao seu serviço um número adequado de funcionários, pelo que, segundo refere, não está prevista a redução do quadro de pessoal. “Debatemo-nos, inclusivamente, com carência de mão-de-obra para preencher as antigas carreiras de operários especializados (actuais assistentes operacionais) nas áreas de carpintaria, serralharia, electricidade e canalização, já que os trabalhadores dessas áreas não se sentem atraídos a vir trabalhar para a câmara, auferir um salário mensal de 475 euros, quando podem ganhar bastante mais no sector privado”, justifica Jorge Riso (PS), acrescentando que, “a um outro nível, também temos grande dificuldade em recrutar coveiros, já que os respectivos concursos ficam quase sempre desertos”.
O edil alenquerense reconhece que “não é viável para a câmara, neste momento, suprir o défice de assistentes operacionais, devido ao Programas de Estabilidade e Crescimento (PEC) e às restrições orçamentais impostos pelo Governo, pois não podemos contratar mais pessoas”. Jorge Riso destaca que “80% dos assistentes operacionais da autarquia estão colocados nas escolas e, no âmbito das competências assumidas pelo município ao nível do ensino básico, o seu vencimento é pago por transferência da Administração Central”.
De acordo com um estudo recentemente divulgado pelo “Jornal de Negócios”, baseado no cruzamento dos dados da DGAL e do INE, Sintra (4 empregados para cada mil habitantes), Vila Nova de Gaia (4,9) e Paços de Ferreira (5,1) ocupam os primeiros lugares da lista dos municípios com menos funcionários. O trabalho realizado por aquele jornal diário concluiu que é no Alentejo que as autarquias têm mais funcionários. Aí trabalham nas câmaras municipais cerca de 31,4 funcionários por cada mil residentes, o que representa quase o dobro da densidade verificada nas restantes regiões do país.
O fundo da tabela, ainda com base no estudo, é ocupado pela ilha açoriana do Corvo, com 90 trabalhadores por cada mil residentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário