Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Aberrações & Mamarrachos de Alenquer - Candidatos ao "TOP 5"

O "Top 5" das Aberrações e Mamarrachos de Alenquer (baseado na secção "Flagrantes" do jornal Nova Verdade) irá ser definido mensalmente. Para já, temos 8 candidatos! Contribua, enviando-nos fotos de Aberrações & Mamarrachos do concelho de Alenquer ou reportando-nos as situações de que tem conhecimento.
(ACTUALIZADO EM 11FEV2011)

1 - WC público instalado na Praça Manuel Maria Abreu, em pleno centro urbano da vila do Carregado. Já foi alvo de muitas críticas que, bem vistas as coisas, são inteiramente justas, já que aquele verdadeiro “mamarracho” é, de facto, um monumento ao mau gosto. A obra, sem a mínima qualidade arquitectónica, foi construída pela Junta de Freguesia do Carregado, no mandato anterior (Agosto de 2008).

2 - O "caixote" de mau gosto que substituiu o quiosque tradicional do Largo Rainha Santa Isabel, em Alenquer. Um verdadeiro mamarracho, de contornos arquitectónicos que chocam claramente com o mobiliário urbano e os candeeiros de iluminação pública tradicionais que foram colocados, no âmbito das obras do rio e das suas margens, naquela zona da parte baixa da sede de concelho.


3 - Poste de electricidade no meio do passeio do Intermarché, no Carregado. Após a construção do passeio, ficou um poste de electricidade literalmente “plantado” no meio do caminho (do lado direito de quem entra na vila). É certo que o obstáculo se encontra sinalizado por uma placa reflectora, mas isso não chega, quando se trata da segurança das pessoas...

4 - Estacionamento reservado (a ambulância e pessoas deficientes) em cima do passeio, junto a uma clínica, na Av. dos Bombeiros Voluntários, em Alenquer. Perante esta barbaridade, que supera largamente uma imaginação normal, somos obrigados a questionar-nos como é que ainda ninguém, por esse país fora, se tinha “lembrado” desta solução, de criar nos passeios lugares de estacionamento para pessoas portadoras de deficiência e veículos de transporte de doentes?

5 - Outdoors aos montes na entrada sul da vila de Alenquer. A Câmara de Alenquer prometeu, no início de 2010, colocar ordem na largas dezenas de “outdoors” de publicidade implantados, de forma desregrada, um pouco por todo o concelho, mas particularmente na entrada sul de Alenquer.Contudo, decorrido um ano, continua tudo exactamente na mesma.

6 - uma espécie de rotunda no Casal de Santo António (Alenquer) que, devido a má concepção, é palco de constantes acidentes. Na prática, trata-se de uma rotunda imaginária, já que as marcas no chão desaparecem com o tempo e deixam de ser visíveis aos olhos dos automobilistas. Com a construção do Pavilhão Desportivo Municipal, mesmo ali ao lado, ainda se pensou que a autarquia iria remodelar a famigerada "rotunda", para facilitar a passagem dos autocarros, mas ficou tudo na mesma...

7 - Sinal e placa de localidade a três metros de altura podem ser vistos, com natural espanto (!), na  Guizanderia (Carregado). No princípio ainda houve quem pensasse que se trataria de um erro fortuito de algum funcionário da autarquia menos rigoroso, mas não, porque a situação prolonga-se há mais de quatro anos e, para os responsáveis autárquicos (Junta de Freguesia do Carregado e Câmara de Alenquer) parece estar tudo bem. Pelo menos, a situação tarda em ser corrigida, apesar de ser, no mínimo, insólita.

8 - Duas passadeiras separadas entre si por escassos quatro metros podem encontrar-se na  Avenida das Descobertas,  Urbanização da Barrada, Carregado. Esta duplicação de passadeiras, insólita quanto baste (!), serve, assim, na perfeição como "compensação" para a  falta de passagens de peões em dezenas de outros locais da freguesia do Carregado em particular e do concelho de Alenquer em geral.

4 comentários:

  1. Vou ficar de olho bem aberto ;-)

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente de acordo.No que respeita ao ponto "4", seria tão fácil criar estes lugares no estacionamento em frente... Duplamente grave, por envolver a autarquia e uma Escola de Condução(!). Sempre me bati e baterei por uma Vila onde a mobilidade seja um atributo ao serviço de todos, particularmente dos que mais necessitam (deficientes, v.g.). Daí não poder ficar indiferente.

    ResponderEliminar
  3. Venha lá essa votação para o óscar antes que comecem a chegar mais candidaturas e a votação fique complicada. Lembrei-me por exemplo daquelas duas passadeiras a 3 metros uma da outra à entrada da Avenida das Descobertas na Urbanização da Barrada.

    ResponderEliminar
  4. Penso que faltará aqui o Centro Escolar de Alenquer (Não estou certo do correcto nome)em "hora de ponta"! Mesmo com inúmeros estacionamentos nas áreas circundantes, e numa estrada de traço contínuo, torna-se quase impossível ali circular em segurança e sem transgredir. Enfim, uma vergonha convenhamos.......

    ResponderEliminar