Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ota vence derby concelhio

Atalaia sacode pressão junto à sua baliza
O Futebol Clube de Ota venceu este domingo o União de Atalaia, por 3-1, em jogo do campeonato distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Lisboa. Numa partida bastante competitiva, realizada no campo da Sociedade Recreativa de Cheganças, perante uma boa assistência, a vitória sorriu à equipa mais afoita e esclarecida. 
Este segundo derby concelhio da época, correspondente ao jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato, devido à inversão de jornadas motivada pelas obras no campo do FC Ota, começou por ser disputado a um ritmo relativamente baixo, mostrando-se as duas equipas demasiado cautelosas, o que acabou por retardar o inaugurar do marcador.
O primeiro golo só surgiu à passagem do minuto 37, quando Nuno Narciso aproveitou da melhor maneira uma saída em falso do guardião do Atalaia para lhe roubar a bola com a cabeça e, colocando-a dominada no pé, atirar com eficácia para o fundo das redes.
A formação de Atalaia reagiu bem e lutou para repor a igualdade, mas as duas ocasiões que conseguiu criar antes do intervalo, por intermédio de Pedro Coelho e Ricardo Valente, tiveram resposta à altura da parte do guardião Filipe Antunes.
Após o reatamento, a predisposição ofensiva das duas equipas tornou o jogo mais movimentado e interessante. Numa sequência prolongada de jogo repartido, aos 52 minutos o árbitro Rui Alves descortinou uma suposta falta sobre João Bacalhau, dentro da área do Atalaia, apontando para a marca de penálti, perante os protestos dos comandados de Rui Paulo. Assumindo a marcação do castigo máximo, Ricardo Quaresma não desperdiçou a oportunidade para ampliar a vantagem da equipa da "casa".
A perder por duas bolas a zero, o Atalaia correu atrás do prejuízo e conseguiu criar duas boas ocasiões, de bola parada, em poucos minutos. E foi na marcação de um terceiro canto consecutivo que o árbitro voltou a vislumbrar aquilo que, eventualmente, mais ninguém conseguiu ver, ou seja, uma alegada falta de João Bacalhau sobre Pedro Coelho dentro da área, que ditou mais uma grande penalidade. Fábio aproveitou para reduzir a desvantagem, atirando certeiro para o fundo da baliza de Filipe Antunes.
Com o marcador mais equilibrado, os pupilos de Luís Ferreira voltaram a fazer pela vida. E como corolário de um período de maior domínio, a equipa otense acabou por chegar ao terceiro golo, a seis minutos dos 90’. João Bacalhau, na zona do ponta-de-lança, antecipou-se ao guardião contrário para fazer, de cabeça, o 3-1 que fixou o resultado final.

Confira os onzes:

FC Ota: Filipe Antunes; Ricardo Quaresma, Souza, Caldeira e Edgar; Gonçalo, Pedro Grilo, Rui Ferreira (Miguel Rocha, 84’) e André (Nuno Fernandes, 84’); Nuno Narciso (Sandro erreira, 59’) e João Bacalhau (Alexandre Deus, 30’).

União de Atalaia: Ricardo Caseiro; Fábio, Mário Francisco (Artur Dias, 85’), Paulo Jacinto e Nelson; Raul, Pedro Coelho (Tiago Carvalho, 73’), Márcio e João Oliveira; Ricardo Valente (André Lopes, 73’) e Maxuelson.


Sem comentários:

Enviar um comentário