Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

CPNT apresenta proposta para tirar trânsito de pesados do Carregado

CPNT defende passagem de pesados
 pelo troço da A1 sem portagem
A Coligação Pela Nossa Terra (CPNT) divulgou em conferência de imprensa a proposta que avançou na reunião de câmara temática do passado dia 26 de Fevereiro, no sentido de a autarquia requerer a utilização do novo acesso da Auto-Estrada do Norte (A1) em Castanheira do Ribatejo, para desvio do trânsito de pesados da vila do Carregado. A proposta pretende constituir uma alternativa para desvio de trânsito pesado que actualmente atravessa a vila do Carregado quando se dirige no sentido de Alenquer ou de Azambuja.
A CPNT defende que “a utilização deste novo acesso que servirá a Plataforma Logística da Castanheira possibilitaria a utilização da A1 como alternativa de desvio de trânsito, passando o trânsito pesado a entrar neste nó de acesso e sair no nó existente na vila do Carregado sem pagamento de portagem, dirigindo-se no sentido de Alenquer ou de Azambuja” (conforme imagem).
Refira-se que Vila Franca de Xira conseguiu implementar esta alternativa há largos anos, após intensa reivindicação dos órgãos autárquicos locais, não sendo cobrada portagem no troço da A1 ao trânsito de passagem na cidade ribatejana.
Divulgou ainda a CPNT outras propostas na área de acessibilidades que apresentou para a revisão do Plano Director Municipal, como “a criação de um corredor verde (percurso pedonal e ciclovia) entre a vila de Alenquer, a vila do Carregado e a zona ribeirinha do rio Tejo, a proposta de projectar uma variante a sul da vila do Carregado ligando à EN 115-4 (sentido Arruda dos Vinhos), EN3 (Azambuja) e à EN1 (Alenquer), para desvio do trânsito, contribuindo de forma decisiva para a requalificação urbana desta vila”.
A coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM propõe, igualmente, que se tire o maior partido da estação de comboios do Carregado, "criando uma acessibilidade e um meio de transporte colectivo diferenciado entre a vila de Alenquer, vila do Carregado e a estação de comboios, de forma a melhorar a mobilidade neste eixo urbano”.

Sem comentários:

Enviar um comentário