Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Divulgação da televisão digital terrestre arranca hoje

(Foto: "Público")
Começa hoje a campanha de esclarecimentos sobre a televisão digital terrestre (TDT), a sensivelmente dois meses do primeiro teste-piloto, em Alenquer.
A substituição do velho sinal analógico pelo sinal digital vai implicar, em alguns casos, a compra de televisores e de descodificadores, pelo que o Governo confirmou que vão ser dadas comparticipações a "grupos carenciados", que podem chegar a 50 por cento, no caso dos portugueses que recebem Rendimento Social de Inserção, por exemplo.
O secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações avançou ontem à Lusa que o arranque da divulgação está marcado para hoje. A campanha será suportada, na íntegra, pela Portugal Telecom (PT), uma vez que a operadora ganhou o concurso público de concessão da introdução da TDT no mercado nacional. A empresa já garantiu a cobertura de 87 por cento do território, sendo os restantes 13 por cento assegurados por satélite.
A cessação das emissões analógicas será feita de uma forma progressiva. O primeiro teste-piloto está agendado para 12 de Maio, em Alenquer. Nesse dia, dar-se-á início à migração para o digital e os portugueses que não detiverem televisão por subscrição terão de adquirir um televisor com o sistema MPEG4 ou um descodificador para cada aparelho.
Este último equipamento tem, de acordo com um estudo da Deco, um preço mínimo de 35 euros, mas pode chegar a 215, o que levou o Governo a criar um sistema de comparticipações para apoiar "grupos carenciados" a fazer a migração, disse Paulo Campos. As pessoas com grau de deficiência de, pelo menos, 60 por cento e as que recebem Rendimento Social de Inserção ou pensões inferiores a 500 euros por mês terão direito a um subsídio de 50 por cento na compra do descodificador.

Fonte: "PÚBLICO"

Sem comentários:

Enviar um comentário