Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Idosos de Alenquer encontrados em lar

Lar de Carnota funcionava há 13 anos
sem licença e acolhia 22 idosos
Os quatro idosos que estavam em parte incerta desde que a Segurança Social encerrou o lar ilegal em Santana da Carnota, no dia 16, foram ontem encontrados pelas autoridades noutro lar, na mesma localidade do concelho de Alenquer.
Ao que o CM apurou, foi Maria da Conceição Boto, proprietária da casa ilegal, quem revelou a localização dos idosos, durante um encontro mediado pelo seu advogado, Amaro Ramalho. Elementos da GNR e do Ministério Público deslocaram-se ontem à tarde à residência de Maria da Conceição, em Santana da Carnota, onde foram informados da localização dos idosos.
Fonte ligada ao processo adiantou ao CM que alguns dos idosos não terão família. Mesmo os que têm familiares, estarão numa situação complicada porque "os parentes não têm mostrado qualquer interesse na sua condição". Terá sido por isso que Maria da Conceição colocou os idosos num lar de uma pessoa amiga.
A Segurança Social deverá hoje ser chamada a intervir, no sentido de avaliar a situação das quatro pessoas e analisar a sua transferência para outros locais, se necessário.
Por ter colocado as quatro pessoas que estavam ao seu cuidado num outro lar, Maria da Conceição não deverá ser penalizada criminalmente, apurou o CM. Para já, vai continuar a responder por ter violado a decisão judicial que a proíbe de exercer qualquer actividade relacionada com lares.
O lar de Santana da Carnota funcionava há 13 anos sem licença. A proprietária já tinha sido notificada em Fevereiro para o encerramento do espaço. Denúncias de maus tratos e falta de condições de higiene levaram a Segurança Social a fazer uma fiscalização para encerrar o lar definitivamente. Foram encontrados 14 idosos: 10 foram para outros lares, um foi internado e três entregues a familiares.

Fonte e  Foto: "Correio da Manhã"

Sem comentários:

Enviar um comentário