Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Televisão Digital Terrestre explicada em Alenquer a 29 de Março

O projecto-piloto da Televisão Digital Terrestre (TDT) será apresentado aos munícipes de Alenquer, no próximo dia 29 de Março, pelas 14h30, no Auditório Damião de Góis. As entidades organizadoras, ANACOM e câmara municipal, informarão sobre as alterações a decorrer até Maio. Procurarão, em especial, sensibilizar quem seja próximo de cidadãos mais velhos para o aconselhamento destes no que toca a esta temática e à aquisição dos equipamentos de desbloqueio do sinal digital.
De referir que os cidadãos reformados ou pensionistas com rendimentos mensais inferiores a 500 euros, assim como os portadores de deficiência e os detentores do Rendimento Social de Inserção têm condições especiais no acesso aos descodificadores.
A TDT é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital. Funciona, à semelhança da actual teledifusão analógica terrestre que vem substituir, através de antenas.
O retransmissor de Alenquer, e apenas este, servirá, em Maio, para o arranque da alteração de sinal de analógico para digital, a nível nacional. A respectiva área de cobertura constitui, assim, uma zona piloto, à qual se juntam as servidas pelos retransmissores do Cacém e da Nazaré, em Julho e Outubro, respectivamente.
A instalação da infra-estrutura de rede necessária para cobrir o país com TDT foi levada a cabo pela Portugal Telecom, mas o utilizador de televisão dita tradicional tem, obrigatoriamente, de dispor de equipamento apropriado para continuar a ter acesso aos canais nacionais de sinal aberto. No caso do retransmissor de Alenquer, a alteração trará um primeiro benefício óbvio – a TVI, cuja captação é fraca, passará a ser perfeitamente visionada.
Dispensam novos equipamentos os munícipes com televisão paga e com televisores e antenas compatíveis com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/ H.264. Todos os outros deverão adquirir descodificadores ou televisores que lhes permitam continuar a ver televisão depois do dia 12 de Maio. Estes descodificadores serão vendidos nos pontos habituais de venda de electrodomésticos e será possível ao utilizador proceder à sua instalação, na maioria dos casos.
O processo de transição deriva de uma determinação da Comissão Europeia (CE), comum a todos os países da União, devendo o sinal analógico ser substituído completamente até 2012.

Fonte: http://www.cm-alenquer.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário