Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

AFRESCA: Cinco freguesias formam associação

Nasceu a AFRESCA – Associação de Freguesias do Sudoeste do Concelho de Alenquer. O acto de constituição aconteceu no dia 2 de Julho, na sede da Junta de Aldeia Gavinha, uma das cinco freguesias que compõem esta entidade, à qual se juntam Aldeia Galega da Merceana, Cadafais, Pereiro de Palhacana e Ribafria.
A “via associativa de freguesia” foi, nas palavras de Célia Nicolau, anfitriã e representante das autarquias que integram a AFRESCA, a forma encontrada para satisfazer as “necessidades colectivas, ou até problemas individuais dos cidadãos” e “melhorar os serviços prestados às populações”. Para a autarca, o facto de a “vida das comunidades” não se esgotar na sua “delimitação territorial e administrativa” levava à necessidade de encontrar “formas de melhor adequar os recursos públicos, numa lógica de partilha e de racionalidade de meios humanos, técnicos e financeiros entre freguesias vizinhas, que, na maior parte das vezes, padecem de problemas comuns”. 
Disponibilizando o “apoio possível” da autarquia, Jorge Riso, presidente da câmara municipal, saudou a constituição da associação, “em tempo de parcos recursos”, frisando que as juntas de freguesia são as mais capacitadas para “optimizar, maximizar e articular recursos bem como reduzir custos”, uma vez que, “mais do que qualquer órgão, estão a par dos problemas das populações”.
Na cerimónia estiveram ainda os representantes das freguesias de Aldeia Galega da Merceana, Salvador Cardoso, Cadafais, João Domingos, Pereiro de Palhacana, José João Grácio e Ribafria, Manuel Caseiro, o presidente da assembleia municipal, Fernando Rodrigues, o representante da ANAFRE - delegação distrital de Lisboa, João Lima e representantes da Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã, Fernando Ferreira e Luís Fernando da Fonseca. 
A AFRESCA, para além de pretender reforçar a proximidade com os cidadãos, tem por missão a procura de soluções para os problemas e necessidades das populações das suas freguesias.

Fonte: http://www.cm-alenquer.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário