Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Teatro Ana Pereira à espera de recuperação

A Liga dos Amigos de Alenquer quer recuperar o centenário Teatro Ana Pereira, mas a falta de dinheiro está a dificultar a tarefa.
"Estimamos que a recuperação do teatro custe entre 15 a 16 mil euros, mas até agora só conseguimos angariar 3.500 euros", disse à Lusa Virgílio Morais, presidente da Liga dos Amigos de Alenquer.
A recuperação do Teatro Ana Pereira, inaugurado pela Sociedade Dramática de Alenquer em 1893 e mais tarde baptizado com o nome de Ana Pereira (actriz nascida no concelho), partiu da direcção da Liga dos Amigos de Alenquer que, desde 1958 ocupa as instalações cedidas pela Santa Casa da Misericórdia (proprietária do edifício).
O prédio serviu de casa de despacho e hospital, fundado em 1655 e renovado em 1709. Depois da saída do hospital foi sede do Clube Alenquerense, tribunal, farmácia e tipografia, até que a Sociedade Dramática de Alenquer construiu o teatro.
De acordo com Virgílio Morais, o edifício onde foram feitas algumas obras na década de 1960, teve uma segunda intervenção em 1987, coordenadas pela Santa Casa da Misericórdia, mas o seu "estado de degradação tem vindo a agravar-se nos últimos 20 anos".
As respostas negativas de mecenas da região e a demora no recebimento de uma comparticipação de 1500 euros da autarquia estão a dificultar a continuidade da obra.
"Estamos há cinco meses à espera de receber a primeira tranche da câmara, no valor de 750 euros, e até agora só recebemos apoio em materiais", lamenta Virgílio Morais. 
Para fazer face às despesas a Liga está a preparar para Outubro, em colaboração com a trupe "Os Quatro e o Burro", a apresentação da peça "Felizmente há Luar", de Luis Sttau Monteiro.
Virgílio Morais lamenta que "o mais antigo teatro do concelho e que deveria ser a jóia da coroa" seja assim "deixado ao abandono pelas entidades oficiais e empresários da região" mas, assegura, "a Liga não vai desistir e com as nossas posses, vamos continuar a recuperação".

Fonte: http://www.hardmusica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário