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domingo, 18 de setembro de 2011

Alenquer debate problemas e soluções para tornar a vila mais atrativa para o turismo

Uma centena de cidadãos de Alenquer esteve ontem a discutir problemas e soluções no sentido de tornar aquela vila mais turística, durante um debate promovido por um grupo de cidadãos criado de forma espontânea na rede social Facebook.
Um dos problemas levantados foi a degradação do comércio, com a falta de clientes, agravada pela existência de prédios degradados na principal rua comercial da vila.
Neste sentido, a maioria considerou necessário um plano de regeneração para a zona baixa da vila e uma maior dinâmica comercial, iniciativas associadas ao encerramento ao trânsito da Rua Triana, defendido por uma minoria.
A criação de um portal na Internet para o comércio, funcionando também como central de compras, foi outras das propostas sugeridas, bem como o alargamento e flexibilização do horário do comércio.
Aliás, esta foi uma das soluções apontadas para combater a crise, responder aos dias de maior fluxo de visitantes à vila, em resultado de eventos realizados, e para evitar o consumo fora do concelho por uma população que cada vez mais trabalha em Lisboa ou em outros centros urbanos vizinhos.
A dificuldade de fixação dos jovens e de atracão de turistas foram problemas também levantados, para os quais se procurou definir soluções.
Segundo os intervenientes, é indispensável criar condições para levar os turistas a sair da auto-estrada e a visitar o concelho.
O incremento de uma nova dinâmica para os museus existentes na vila e para ao Portal do Vinho, a dinamização de atividades no rio, que atravessa a vila, bem como ao longo das suas margens, a potenciação do turismo religioso e a aposta numa estratégica de comunicação e marketing forte foram caminhos apontados.
A criação da marca de Alenquer enquanto Vila Presépio de Portugal foi também defendida no âmbito de uma estratégia de desenvolvimento a encetar para tirar partido da história da vila, assim como melhor promoção dos vinhos do concelho, associando-os mais a eventos culturais.
O debate organizado pela sociedade civil foi promovido por um grupo de cidadãos, criado de forma espontânea na rede social Facebook com o objetivo de “combater a crise, dar vida à vila histórica e evitar a morte lenta do comércio tradicional”.

Fonte: Agência Lusa

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