Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Alenmunicipal a caminho da extinção

Piscinas e Auditório Damião de Góis 
são geridos pela Alenmunicipal
É cada vez mais certo que a empresa municipal alenquerense esteja às portas de encerrar, deixando no desemprego alguns trabalhadores da autarquia. Não existem certezas, mas Jorge Riso quer falar verdade e não exclui todos os cenários.
A Alenmunicipal - Associação Gestora de Equipamentos Municipais - poderá estar prestes a encerrar a sua actividade deficitária, cujo passivo ascende a perto de 230 mil euros. A empresa municipal que gere as piscinas e o auditório Damião de Góis poderá deixar os actuais colaboradores no desemprego, caso venha a tornar-se efectivo o encerramento da sua actividade. Jorge Riso afirmou hoje em reunião de câmara que "os trabalhadores têm que estar preparados para tudo; nenhum de nós quer despedir pessoas, mas seria falso se não comunicássemos às pessoas que esse não é um cenário possível".
Riso garante não ser verdade que a empresa já tenha acordado com os trabalhadores os valores da indemnização em caso de despedimento colectivo: "corre aí o boato de que não vai haver dinheiro para pagar as indemnizações, mas isso é completamente falso", rematou o presidente. José Catarino informou a câmara que tem conhecimento de casos de pânico na Alenmunicipal, de pessoas com receio de ficarem desempregadas: "os trabalhadores é que se lixam sempre, e os trabalhadores da Alenmunicipal andam aterrorizados", concluiu o vereador da CDU. Já Nuno Coelho afirmou que a Alenmunicipal não pode continuar a viver dos subsídios que a autarquia transfere.



2 comentários:

  1. Caro Pires Vicente. Se me permite uma correcção: A Alenmunicipal não é uma Empresa Municipal, nem se rege pelo regime jurídico destas. É uma Associação que também envolve as Juntas de Freguesia da Vila.
    Também partilho a minha preocupação pelo futuro dos seus funcionários que sempre a serviram para além de qualquer reparo. É mais do que obrigação dessas autarquias (particularmente da Câmara) salvaguardarem esses postos de trabalho. Espero que sejam suficientemente imaginativos para isso, já que o souberam ser no passado quanto á utilização da Alenmunicipal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Lourenço: Obrigado pelos seus esclarecimentos e pela sua opinião,que são apreciados, mas como poderá reparar esta notícia é do jornal "Fundamental".

      Eliminar