Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

INQUÉRITO M@IS ALENQUER – Luís Rema é o candidato preferido do PS à câmara

Luís Rema, Jorge Riso Paulo Matias e João Hermínio  (clique para ampliar) 
Com objetivo de identificar “Qual é o melhor candidato do Partido Socialista para as autárquicas de 2013?”, o M@is Alenquer realizou mais um inquérito com a colaboração dos seus leitores. O resultado pode ser considerado surpreendente, já que o nome mais votado para encabeçar a candidatura dos socialistas às próximas eleições autárquicas não é o do atual presidente da câmara Jorge Riso, mas sim o do antigo vereador, e atual diretor-geral da Misericórdia de Alenquer, Luís Rema, que recolheu 44% dos votos.
Jorge Riso surge em segundo lugar, com 26% das preferências. Na terceira posição aparece Paulo Matias (17%), presidente da Junta de Santo Estêvão.
Na última posição, entre os quatro nomes propostos no inquérito, ficou o vereador João Hermínio (11%), líder concelhio demissionário e atual número dois do executivo camarário alenquerense.
Participaram no inquérito 114 votantes. Sublinhe-se que o resultado deste inquérito é meramente indicativo,  merecendo ser analisado, apenas, do ponto de vista daquela que pode ser entendida como a preferência, ou tendência de voto, dos leitores do M@is Alenquer.

3 comentários:

  1. Este tipo de inquéritos não tem qualquer tipo de representatividade, nem sequer da opinião dos leitores do Mais Alenquer e suponho até que seja ilegal. Para ser representativo teria de passar por um estudo de amostragem, representatividade da amostra, margem de erro, etc.. Aconselho o Mais Alenquer a pedir ajuda a alguém com formação em marketing ou estatística ... para não enganar os leitores.

    ResponderEliminar
  2. Caro sr. Paulo Leitão, conforme é referido no texto de enquadramento, "o resultado deste inquérito é meramente indicativo", nem pretende ser mais do que isso. E não é "ilegal",como "supõe"... porque não se trata de nenhuma sondagem, nem o pretende ser!

    ResponderEliminar
  3. Fórum Alenquer, como já expliquei no Facebook, este tipo de inquérito não é "indicativo" de nada e só pode servir para desinformar os leitores. No entanto, apenas quis chamar a atenção para as questões técnicas e não pretendo manter polémica sobre o assunto: fica ao critério do Mais Alenquer definir a qualidade da informação que pretenda difundir.

    ResponderEliminar