Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ponte da Lezíria é uma das PPP que acumula prejuízos para o Estado

 Ponte tem 12 quilómetros de extensão e custou 243 milhões de euros  
A Ponte da Lezíria, entre o Carregado e Benavente, inaugurada em 8 de Julho de 2007 pelo então primeiro-ministro José Sócrates, é uma das Parcerias Publico Privadas (PPP) rodoviárias que acumulam prejuízos para o Estado. A construção daquela que é a maior obra pública nacional da primeira década do século XXI, no âmbito da A10, tinha como grande objectivo desviar trânsito de Lisboa e descongestionar as Pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, mas as previsões de tráfego que estiveram na base do investimento de 243 milhões de euros (48 dos quais avançados pelo Estado) não se confirmam nem de perto nem de longe.
A concessionária Brisa estimava que entre 10 e 12 mil carros por dia cruzassem a ponte, que com os seus 12 quilómetros de extensão é considerada a 9ª ponte mais extensa do Mundo e a 2ª da Europa, atrás da também portuguesa ponte Vasco da Gama, mas actualmente circulam bastante menos de metade e há dias em que não chegam aos 1500, sendo o custo das taxas de portagem apontado como a razão do afastamento dos automobilistas. A exemplo do que acontece com outras concessões rodoviárias, nos termos da PPP assinada com a Brisa, presidida por Vasco Melo, além de uma renda anual paga pela infra-estrutura, o Estado vê-se forçado a pagar à concessionária verbas elevadas a título de compensação pelo reduzido volume de tráfego.

Notícia desenvolvida na edição de 01OUT2012 do "Nova Verdade"

Sem comentários:

Enviar um comentário