Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Sete das 10 crianças de Alenquer internadas devido a intoxicação tiveram alta

Autarquia já abriu um inquérito para "apurar responsabilidades"
Sete das 10 crianças de escolas do concelho de Alenquer que foram internadas na sexta-feira no hospital de Vila Franca de Xira devido a sintomas de intoxicação alimentar já tiveram alta, disse hoje à Lusa uma fonte hospitalar.
A mesma fonte adiantou que permanecem internadas três crianças, que se encontram “perfeitamente estáveis” e que possivelmente terão alta ainda hoje. Na sexta-feira foram atendidas nas urgências do hospital 55 crianças com sintomas de intoxicação alimentar, das quais dez ficaram internadas para fazer soro endovenoso. Sete tiveram alta ainda na sexta-feira à noite, acrescentou a fonte.
O director clínico do hospital disse na sexta-feira que as crianças iam ficar internadas por terem sido vítimas de “sintomas mais intensos”.
Muitas crianças dos jardins-de infância e escolas primárias do Agrupamento de Alenquer começaram a sentir-se mal após o almoço de sexta-feira, com vómitos e diarreia. Foi necessário instalar um pequeno hospital de campanha numa das escolas para assistir as crianças e 55 delas, com sintomas um pouco mais graves, foram conduzidas ao Hospital de referência, em Vila Franca de Xira. Os pais explicam que comeram perna de peru, sopa de caldo verde e maçã assada e que alguns terão apontado, logo, algum sabor estranho na comida.
O presidente da Câmara de Alenquer, Jorge Riso, disse que os alunos são oriundos das escolas de Pocariça, Labrugeira, Olhalvo (Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros) e de Cheganças (Agrupamento de Escolas de Alenquer), com um total de 440 alunos.
O município já anunciou que vai abrir um inquérito para “apurar responsabilidades e para perceber o que aconteceu e porque é que afectou alunos de umas escolas e não de outras”, uma vez que a empresa que presta o serviço fornece refeições a todas as escolas do concelho.
No dia 12, uma nova empresa passou a fornecer as refeições escolares para a câmara. Com o novo contrato, a autarquia reduziu o preço da refeição de 2,92 para 1,34 euros, uma vez que os alimentos passaram a ser confeccionados na cantina de uma escola do concelho.
A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) recolheu ainda ontem amostras dos almoços fornecidos pela empresa contratada pela Câmara de Alenquer para fornecer refeições e vai apurar responsabilidades.

Fonte: http://www.publico.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário