Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Crianças mortas em Preces estavam sinalizadas pela Segurança Social

A proprietária da casa diz que a família vivia com "muitas dificuldades económicas"
As duas crianças que terão sido mortas pela mãe num incêndio há uma semana [em Preces] no concelho de Alenquer, estavam sinalizadas pela Segurança Social, informou à Lusa esta entidade.
Em resposta à agência Lusa, o Instituto da Segurança Social adiantou  que a família "estava sinalizada desde julho, uma vez que os menores evidenciavam  falta de cuidados em relação à higiene pessoal e vestuário e ausência de  estimulação".
A Segurança Social recusou, contudo, adiantar pormenores sobre se estaria  a ser dado algum tipo de ajuda à família.
Gertrudes Santos, proprietária da casa onde vivia a acusada com o marido  e os dois filhos, explicou à agência Lusa que a família vivia com "muitas  dificuldades económicas", motivo pelo qual há um ano tinha emprestado a  habitação por não conseguirem pagar a renda numa outra casa que chegaram  a habitar.
Os progenitores tinham-se juntado há cerca de três anos, mas, segundo  os vizinhos, tinham problemas conjugais e já tinha havido ameaças de separação.
A mãe está em prisão preventiva deste segunda-feira no Hospital Prisional  de Caxias, depois de ter confessado o crime ao juiz de instrução criminal  do Tribunal de Vila Franca de Xira, onde foi ouvida nesse dia, sem contudo  ter explicado quaisquer motivos para a sua conduta.
A mãe das crianças, de 32 anos, foi detida no domingo à tarde por uma  patrulha da GNR de Alenquer em Castanheira do Ribatejo e entregue à Polícia  Judiciária, depois de ter estado quatro dias a pernoitar numa fábrica abandonada  perto da localidade onde residia com o marido e os dois filhos.
A mulher, que segundo os vizinhos estava com uma depressão e não saía  de casa nem para levar as crianças ao médico ou ao infantário, tarefa que  era assegurada pelo pai, terá aproveitado o facto de o marido ir trabalhar  à noite para ficar sozinha com os menores.
Terá fechado à chave os dois filhos num quarto da casa e terá ateado  fogo à habitação, onde residia com as crianças e o marido, na localidade  de Preces.
As crianças foram resgatadas ainda com vida, mas acabaram por não resistir.
Há uma semana, quando ocorreu o crime, a alegada homicida terá também  deixado um bilhete escrito por dentro da porta de entrada da habitação e  ter-se-á colocado em fuga, tendo sido vista por moradores a sair a pé, de  noite, pela estrada principal da aldeia, com uma mala de viagem.
No percurso, telefonou para a sogra a dizer que tinha matado os filhos e, em Castanheira do Ribatejo, cruzou-se ainda com o marido, a quem terá relatado  os factos.
A sogra alertou a GNR que, ao aperceber-se da existência de fumo que  saía pelo telhado da casa, alertou os bombeiros.

2 comentários:

  1. Não deve ser Castanheira de Pera, mas Castanheira do Ribatejo, a localidade que se refere por duas vezes nesta notícia!

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão o leitor, pelo que vamos corrigir a notícia (da Lusa) publicada no site da SIC Notícias.

    ResponderEliminar