Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alenquer mal classificado na tabela do nível de desenvolvimento económico e social

Alenquer está entre os municípios da região pior classificados 
O anuário “Os Municípios e a Qualidade de Vida (2012)”, publicado pela Universidade da Beira Interior, baseado em dados do Instituto Nacional de Estatística de 2010, coloca Alenquer em 235º lugar, entre os 308 concelhos que constituem o território nacional.
O estudo, que ordena os municípios segundo o seu nível de desenvolvimento económico e social, coloca nos dez primeiros lugares Lisboa, Porto, Albufeira, Funchal, Coimbra, Marvão, Constância, Cascais, Loulé e Oeiras, respectivamente.
Alenquer (235º) está entre os municípios da região piores classificados, ombreando com Sobral de Monte Agraço (233º) e Cadaval (257º). Ao invés, Óbidos (66º) é o concelho da região melhor ordenado.
Em posição relativamente confortável, acima do meio da tabela, surgem Azambuja (103º), Torres Vedras (104º), Rio Maior (108º), Cartaxo (109º), Caldas da Rainha (118º), Peniche (123º) e Arruda dos Vinhos (149º).
O objetivo da investigação foi juntar vários aspectos, como sistemas de comunicação, extensões de saúde, farmácias e correios por cada 1000 habitantes, equipamentos culturais e educativos, estabelecimentos de ensino do pré-escolar, 2º e 3º ciclo e secundário por cada 1000 habitantes e ainda as condições sociais que envolvem vários temas como o ambiente a despesa das câmaras na gestão de resíduos, na protecção da biodiversidade e da paisagem e outras iniciativas de proteção do ambiente. São ainda consideradas as despesas totais com cultura, desporto e educação por cada 1000 habitantes, a segurança, o número de crimes nos âmbitos da condução automóvel e contra o património.

Notícia desenvolvida na edição de 15JAN2013 do "Nova Verdade"

Sem comentários:

Enviar um comentário