Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

Atores angariam dinheiro para recuperar teatro dos finais do século XIX em Alenquer

O Teatro Ana Pereira foi construído nos finais do século XIX
Um grupo de atores amadores tem vindo a efetuar obras no Teatro Ana Pereira, em Alenquer, e estreia uma peça na sexta-feira para angariar mais dinheiro para recuperar aquele teatro histórico, dos finais do século XIX.
"Já que não há dinheiro para recuperar, pusemos mãos à obra para ir fazendo algumas obras para não vermos o teatro degradar-se e termos melhores condições de trabalho", afirmou à agência Lusa Álvaro Gomes, encenador da companhia Os quatro e o burro.
Desde há quatro anos, data em que chovia dentro do teatro e o espaço estava degradado por falta de um teto, tem vindo a ser remodelado pela direção da Liga dos Amigos de Alenquer, que gere o espaço.
O grupo, com 11 elementos, tem agendado para sexta-feira a antestreia da comédia "O sangue dos Bamberg", uma adaptação da obra do dramaturgo inglês John Osborne, e para sábado a respetiva estreia.
A antestreia, com um custo de 10 euros, é dirigida a todos os que pretendem associar-se à campanha destinada a ajudar a liga e a companhia a comprar para o teatro cadeiras novas, um investimento de 1.300 euros a inaugurar na sexta-feira.
A peça estreia no sábado com um custo de cinco euros e fica em cena até ao final de maio, com 10 sessões previstas, para angariar mais donativos.
"Se a receita for favorável, queremos remodelar o teto e a instalação elétrica e comprar um pano para a boca de cena", disse à Lusa Filipe Rogeiro, da direção da Liga dos Amigos de Alenquer.
O dirigente adiantou que são necessárias obras no valor de mais de 10 mil euros.
Mas o voluntariado começou há mais tempo. Dirigentes associativos e atores estão desde há três meses a fazer obras agora em fase de conclusão: a remodelação dos camarins e da plateia, diversas pinturas e rebocos e a colocação de cortinas novas, investimentos na ordem dos 2.500 euros.
Filipe Rogeiro sublinhou tratar-se do único teatro do concelho, inserido num conjunto de imóveis da Santa Casa da Misericórdia local que estão classificados como interesse público.
"Temos de valorizar este património, para não só dignificar o espaço mas também dinamizar a vila em termos culturais, com encenação de peças de teatro", disse.
O Teatro Ana Pereira foi construído nos finais do século XIX e, apesar de ter alguns sinais de degradação, mantém-se fiel àquilo que foi por José Juvencio da Silva, que foi na mesma altura autor do projeto de arquitetura dos Paços do Concelho.
Característicos desse período histórico persistem diversos elementos decorativos: a boca de cena é ornamentada em estuque com frisos e pinturas que retratam a tragédia e a comédia e os dramaturgos Gil Vicente e Almeida Garrett.

Sem comentários:

Enviar um comentário