Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Inauguradas hoje duas valências na área da saúde em Alenquer e Arruda dos Vinhos

A UCCI da Quinta da Relva, em Olhalvo, está equipada com 30 camas de longa duração 
A população de Alenquer tem a partir de hoje uma nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), enquanto os utentes do concelho de Arruda dos Vinhos passam a dispor de uma Unidade de Saúde Familiar (USF).
As duas valências vão ser inauguradas - a primeira às 11:00 e a segunda às 16:00 - pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal dos Santos, que estará acompanhado do secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, em Alenquer.
A UCCI da Quinta da Relva, na localidade de Olhalvo, concelho de Alenquer, está equipada com 30 camas de longa duração e manutenção, e está inserida na área de intervenção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo.
A nova unidade vem aumentar a capacidade de resposta na área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), assim como contribuir para a gestão das altas hospitalares de doentes agudos, permitindo uma utilização dessas vagas por outro tipo de pacientes.
Segundo a ARSLVT, a região conta, atualmente, com 57 UCCI, correspondendo a 1.414 camas: convalescença (157 camas), cuidados paliativos (77 camas), média duração e reabilitação (449 camas) e longa duração e manutenção (731 camas).
No concelho de Arruda dos Vinhos passa a funcionar uma Unidade de Saúde Familiar. A USF Arruda situa-se num espaço de mil metros quadrados e vai servir um total de 10.761 utentes inscritos.
Nesta unidade trabalham três médicos, cinco enfermeiros e cinco assistentes técnicos, com um horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00, e das 09:00 às 13:00 aos sábados.
De acordo com dados da ARSLVT, o ACES Estuário do Tejo, que abrange os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, tem em funcionamento cinco USF, 20 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e cinco Unidades de Cuidados na Comunidade.
Além disso, dispõe ainda de uma Unidade de Saúde Pública e de uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

Sem comentários:

Enviar um comentário