Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Grupo julgado por assaltos violentos em várias zonas

O Tribunal de Alenquer começa na próxima quarta-feira a julgar 10 arguidos acusados de vários assaltos violentos em residências e estabelecimentos comerciais e furtos por esticão a idosas em concelhos dos distritos de Lisboa, Portalegre e Santarém.
Os crimes ocorreram entre julho de 2010 e janeiro de 2012, tendo dado lugar a vários processos dispersos por vários tribunais que, após investigação do Departamento Central de Ação Penal, foram integrados num único, com meia centena de testemunhas, ao qual foi dada excecional complexidade.
Entre as vítimas, incluíam-se pessoas na posse de elevados montantes em dinheiro, como traficantes de droga, ou de objetos em ouro de elevado valor.
As vítimas eram abordadas na maioria das vezes através de assaltos à mão armada às residências, onde os arguidos entravam por meio de arrombamento de portas e janelas, refere a acusação, a que a agência Lusa teve acesso.
Em janeiro de 2012, escolheram a habitação de um casal em Ponte de Sor, Portalegre, e o homem resistiu, sendo agredido com socos e pontapés e baleado com dois tiros pelos arguidos.
Em junho de 2010, o alvo foi uma habitação no concelho de Torres Novas, Santarém, onde o dono da casa foi esfaqueado e foram disparados tiros na sua direção e outras pessoas agredidas a soco e pontapé pelos assaltantes, que deixaram um prejuízo de mais de 12 mil euros.
Em junho de 2011, escolheram uma residência em Coruche, também no distrito de Santarém: forçaram a entrada à proprietária, deitaram-na num sofá e sufocaram-na com uma almofada enquanto vasculhavam a habitação.
No mesmo mês, arrombaram a porta e janelas de uma moradia em Alenquer, cujos proprietários foram agredidos a soco e pontapé e fugido de tiros disparados pelos suspeitos.
Das residências levavam não só dinheiro, como outros objetos, desde televisões, máquinas fotográficas computadores portáteis, relógios, artigos em ouro, cartões bancários, telemóveis ou viaturas.
Os arguidos são ainda acusados do assalto a um estabelecimento de troca de dinheiro no Carregado (Alenquer), cuja proprietária foi ameaçada com uma arma a abrir o cofre, e cinco roubos por esticão a idosas, ameaçando-as com armas ou agredindo-as para as obrigar a entregar o fio que traziam ao pescoço.
Os arguidos pertenciam a dois grupos criminosos do Carregado e Prior Velho (Loures), que vieram a travar contactos, passando a trabalhar em conjunto: um procedia à prévia identificação das vítimas, recolhendo informações detalhadas relativas à identificação e morada das mesmas e vigiando os seus hábitos de vida, enquanto o segundo executava os roubos.
Os arguidos, oito dois quais estão em prisão preventiva e dois estão por localizar, têm idades compreendidas entre os 15 e os 43 anos e estão acusados de crimes de roubo qualificado, homicídio na forma tentada, ofensas à integridade física qualificadas, detenção de armas e munições proibidas e recetação.
A fase de instrução foi aberta em setembro e decorreu no Tribunal Central de Instrução Criminal, dada a urgência do processo e a dispersão territorial dos crimes, tendo todos os arguidos sido pronunciados.

Sem comentários:

Enviar um comentário