Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Álvaro Pedro e outros 14 ex-autarcas condecorados pelo Presidente da República

O Presidente da República agraciou, no passado dia 13 de fevereiro, com o grau de comendador da Ordem do Mérito, 15 antigos presidentes de municípios “como reconhecimento do papel insubstituível dos autarcas portugueses” para o desenvolvimento do país e para o reforço da coesão territorial. Entre os autarcas condecorados por Cavaco Silva encontra-se o ex-autarca alenquerense Álvaro Pedro, que foi presidente da Câmara Municipal de Alenquer durante oito mandatos consecutivos, seis dos quais com maioria absoluta.
"Nestes 40 anos da nossa democracia, as autarquias locais deram um contributo decisivo para o desenvolvimento do país, para a melhoria das condições de vida da população, para a coesão social e territorial, construíram infra-estruturas básicas, equipamentos escolares, de saúde, de desporto, de lazer, de cultura, recuperaram o património histórico no nosso país", afirmou o chefe de Estado, numa cerimónia no Palácio de Belém em que agraciou os 15 ex-autarcas com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.
Sublinhando a forma como as autarquias se afirmaram como agentes activos do crescimento económico do país, Cavaco Silva destacou igualmente a "ajuda inestimável" que prestaram nos "momentos mais difíceis do país" às famílias mais atingidas.
Além disso, acrescentou, os autarcas "permitiram que o país avançasse para uma nova fase de descentralização de competências, fazendo a demonstração de que a proximidade permite decisões mais acertadas".
O Presidente da República notou ainda que ao distinguir presidentes de câmara que cumpriram pelo menos três mandatos se evidencia também "o pluralismo democrático do poder local" e se reconhece a sua dedicação à causa pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário