Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Alenquer vai acolher Congresso Internacional do Espírito Santo em 2016

Alenquer vai acolher em 2016 o Congresso Internacional das festas do Espirito Santo, uma iniciativa que vai marcar a vila e assinalar várias efemérides.
“Trata-se de um acontecimento que vai trazer muitos conferencistas internacionais a Portugal e que vai fazer perceber e melhorar a devoção às festas do Espírito Santo”, disse à Agência ECCLESIA o diácono Duarte João, membro da organização das festas.
“Vai ser um congresso dividido entre Alenquer e Lisboa e terá um cunho forte,para fazer jus às efemérides”, acrescentou.
A comissão organizadora do congresso conta já com a coordenação do historiador José Eduardo Franco e as festas de 2016 em Alenquer serão presididas pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
O evento acontece num ano significativo, em que se celebram os 800 anos da chegada dos Franciscanos a Portugal, cujo primeiro convento se localizava em Alenquer.
Também se celebram 500 anos da beatificação da Rainha Santa Isabel, responsável pelo início do culto ao Espirito Santo, e os 10 anos do recomeço das festas do Espirito Santo em Alenquer.
Os dois primeiros congressos foram no Brasil, nomeadamente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul; a terceira edição ocorreu nos Açores, mais precisamente na ilha Terceira;  a quarta teve lugar nos Estados Unidos da América, Califórnia; e  a quinta edição voltou a ser organizada nos Açores, na Ilha Terceira.

Sem comentários:

Enviar um comentário