Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

Alenquer aprova orçamento municipal de 26,4 milhões de euros para 2016

A Assembleia Municipal de Alenquer aprovou no sábado o orçamento da câmara (PS) para 2016, no valor de 26,4 milhões de euros, e que é inferior ao do ano anterior.
Inferior ao de 2015 em 1,9 milhões de euros, o orçamento e respetivas opções, a que a agência Lusa teve acesso, foram aprovadas pela maioria socialista, com PSD, CDS-PP e CDU e a abstenção do Bloco de Esquerda.
A oposição discordou, na generalidade, do orçamento para 2014 por prever aumentos na receita do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 7,7 para 7,9 milhões, necessária para assegurar a despesa do município, que precisa ser reestruturada, em contraponto com a falta de projetos estruturantes para o desenvolvimento do concelho.
O vereador das finanças, Paulo Franco, explicou que, pelo contrário, há uma diminuição da receita do IMI, tendo em conta a execução da despesa desse imposto até a esta altura do ano, o que levou o município a reduzir as previsões, para ter uma orçamento "mais realista".
A autarquia traça como prioridade investir 1,6 milhões de euros nos próximos anos na requalificação das escolas de Alenquer (270 mil euros), Ota (370 mil euros), Cadafais (420 mil euros) e Merceana (550 mil euros). Para esta última, existem 50 mil euros inscritos no orçamento para 2016.
O orçamento tem inscritas verbas para a requalificação da rede rodoviária municipal (1,1 milhões de 1,6 milhões previstos para os próximos anos), conservação da igreja da Várzea (525 mil euros), reabilitação do mercado municipal (371 mil euros de um total de 471 mil euros), desobstrução e consolidação de taludes e de linhas de água (200 mil euros de 320 mil euros), requalificação urbana da zona do Areal (300 mil euros de 400 mil euros) e um projeto de combate ao insucesso escolar no concelho (600 mil euros).
No âmbito do projeto de orçamento participativo, contempla 327 mil euros para sete projetos apresentados e escolhidos pelos cidadãos, que deverão ficar concluídos até ao final do primeiro semestre do próximo ano.
A construção de um parque infantil na escola de Santana da Carnota e outro na de Canados foram os projetos mais votados.
O orçamento de 26,4 milhões de euros vai servir uma população de 43 mil habitantes.
A assembleia aprovou manter a taxa de 0,4% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar aos prédios urbanos e a redução do valor a pagar em 7,5% para famílias com um filho, 10% com dois e 12,5% com três ou mais.

Fonte: http://oesteglobal.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário