Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

‘Alenquer, Presépio de Portugal’ com projeções multimédia e pista de gelo

Projeções multimédia na encosta do presépio de Alenquer, uma pista de gelo e um comboio turístico são as principais novidades do programa deste ano de ‘Alenquer, Presépio de Portugal", disse hoje o vice-presidente da câmara.
No próximo sábado, durante a inauguração do programa e da iluminação de Natal em toda a vila, o presépio tradicional, composto por 20 figuras que chegam a atingir os 20 metros de altura, vai ser animado por fogo-de-artifício e projeções de vídeo numa tela gigante e nos muros da encosta da vila, explicou à agência Lusa Rui Costa.
O espetáculo teatral multimédia é inspirado nas cheias de 1967, ano que precedeu a instalação do presépio ao longo da encosta da vila, uma tradição com mais de meio século que desde então nunca foi quebrada e que é uma imagem de marca da ‘Vila Presépio'.
Uma pista de gelo e um comboio turístico, que liga os diferentes locais da vila, onde decorrem atividades do programa de Natal, são outras novidades do programa deste ano, que dura um mês, entre o próximo sábado e o dia 06 de janeiro de 2016.
Além do tradicional presépio, há um presépio ao vivo, com mais de meia centena de figurantes e encenações teatrais, a Casa do Pai Natal e uma exposição com centenas de presépios.
O município decidiu este ano duplicar o orçamento da iniciativa para 60 mil euros, apostando na iluminação e na decoração de Natal do presépio e da vila e na oferta de atividades.
Pela primeira vez, "vamos ter um programa diário que foi vendido a escolas do concelho e fora do concelho. Temos reservas de duas mil crianças para visitar um roteiro de atividades, que é pago [seis euros], o que ajuda a criar receita e a suportar o investimento adicional que estamos a fazer", afirmou o autarca.
O evento ‘Alenquer, presépio de Portugal' tem também iniciativas de cariz solidário, como um jantar para duas a três centenas de famílias carenciadas e campanhas de recolha de alimentos, roupa e livros.
Um mercado de rua, um ateliê para crianças, um pavilhão com atividades relacionadas com o Pai Natal, visitas noturnas guiadas ao presépio e um roteiro turístico noturno pelas tradições do Cantar dos Reis estão também previstas, além de outras iniciativas culturais e desportivas.
Aos fins de semana, as atividades estão abertas às famílias.
Em paralelo, decorre em 20 restaurantes do concelho o evento gastronómico “Codorniz gourmet de Natal, só no presépio de Portugal", para promover a codorniz, uma vez que 80% da produção nacional é oriunda de Alenquer.


Sem comentários:

Enviar um comentário