Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2016

Centro Escolar de Alenquer com zonas restritas a alunos por problemas na construção

(Foto: FG+SG, Fotografia de Arquitectura)
O Centro Escolar de Alenquer está com zonas restritas e, em alguns casos, condicionadas, por proposta da Proteção Civil, depois de ter caído uma das placas de xisto que revestem parte das paredes exteriores do edifício.
Um comunicado da direção do estabelecimento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, informa os pais que "foram detetadas algumas anomalias no revestimento do edifício" e, após uma visita da Proteção Civil municipal, foi decidido "adotar um conjunto de medidas preventivas nos espaços exteriores" da escola, para proteger alunos e trabalhadores.
Questionado pela Lusa, o vereador da Educação da câmara de Alenquer, Rui Costa, confirmou que, há duas semanas, "caiu da parede uma placa".
Por esse motivo, a autarquia decidiu limitar provisoriamente a movimentação de alunos e trabalhadores em zonas exteriores, impedindo o acesso através da colocação de fitas em alguns casos e, noutros, criando corredores de passagem em condições de segurança com andaimes que protegem a comunidade escolar da eventual queda de objetos em altura.

"Como caiu uma placa, podem cair mais", justificou o autarca.
Alguns pais, contactados pela agência Lusa, mostraram-se preocupados com o problema, por serem placas pesadas, com dimensão de um metro e que, em caso de queda, "podem ferir uma criança ou resultar numa situação fatal", alertando que existem várias a "deslocar-se das paredes".
Além disso, discordaram da solução provisória, uma vez que, "a qualquer momento, as crianças podem ultrapassar" as barreiras que foram criadas.
O autarca esclareceu que "espera, ainda este mês, avançar com obras para retirar todas as placas do exterior do edifício", reconhecendo que se tratou de uma opção arquitetónica que "não foi boa" para um edifício escolar.
Enquanto a intervenção não é feita e devido ao tempo chuvoso e frio, os alunos passam as horas de recreio dentro de salas de Ocupação dos Tempos Livres, já que não podem brincar nos pátios cobertos.
O Centro Escolar de Alenquer, que é frequentado por cerca de 400 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, foi inaugurado em janeiro de 2009, do ex-presidente Álvaro Pedro.

Sem comentários:

Enviar um comentário