Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

João Simões: o chef que faz de tudo, menos sair de Alenquer

Alexandre Silva, recém-estrelado chef do LOCO, em Lisboa, foi o responsável por ter puxado João Simões, do Casta 85 (Alenquer), para a cozinha. "O Alexandre [Silva] é um grande amigo de infância e estava na Escola de Hotelaria de Lisboa. Acabou por me desafiar e inscrevi-me também", conta. Tinha pouco mais de 16 anos quando deu este salto. Passou pela Bica do Sapato de Fausto Airoldi, pelo Ritz de Pascal Meynard, pelo Altis Belém do chef Cordeiro, o 100 Maneiras de Ljubomir Stanisic até que houve um clique: "Quando comecei, o que mais queria era ser sub-chef. Depois de ter alcançado isso com 20 e poucos anos, comecei a sonhar mais alto." Em Outubro de 2014 abriu o Casta 85.
"Quis ficar em Alenquer porque é a minha terra, é uma vila lindíssima", responde quando questionado sobre a abertura do restaurante na vila onde nasceu. Instalado num edifício de 1374, o Casta 85 foi feito à imagem de João, não tivesse o próprio construído e decorado muitos dos elementos do espaço.
Onde o encontrar?
No Casta 85, em Alenquer. João Simões serve almoços e jantares neste solar de 1374. Quando lá passar vai poder provar vários petiscos (como folhado de queijo de cabra e foie gras) ou um menu de degustação de cinco pratos. A carta de vinhos tem cerca de 180 referências, por isso também aí não lhe faltará escolha.
Sugestão de Natal: Bacalhau

"Escolhi bacalhau porque é a minha coisa favorita na mesa de Natal", diz João Simões. Apesar de também ser fã de fatias douradas, foi este peixe salgado que mereceu destaque no prato apresentado pelo chef. Ele é servido sob um torricado e a acompanhar vem um timbale de couve e cenoura, um ovo de codorniz escalfado, chips de alho e um folhado de caras do mesmo animal. O caldo que é servido é feito com as espinhas do bacalhau.

Casta 85
Lg. Espírito Santo, 31, Alenquer
12h-15h e 19h-22h30
€30 (Preço médio)

Fonte: http://www.sabado.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário