Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Um convite à descoberta do património natural de Alenquer

A Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) organiza no final de agosto dois passeios em Alenquer, num convite à descobera do património natural do concelho.
A primeira visita, a 30 de agosto, é subordinada ao tema Grutas e nascentes do vale em canhão do rio Ota e de Alenquer.
Inicia-se no vale em canhão formado pelo rio da Ota, onde se observam as paredes verticais e as cascalheiras. Visita-se ainda a captação de água da margem direita, discutindo-se as condições de aparecimento de nascentes neste local. Pode-se observar o Monte Redondo, cuja existência esteve ameaçada com a possível construção do aeroporto na Ota. Em Alenquer visitar-se-á a Lapa dos Morcegos.
Para 31 de agosto propõe-se um passeio pela serra de Montejunto entre o anfiteatro de Pragança e o vale das Rosas.
"A ação consiste numa caminhada desde Pragança até ao miradouro de Salve-Rainha, sobre o anfiteatro de Pragança. Após passagem pela Gruta de Salve-Rainha atinge-se o topo da serra, donde se desfrutam panorâmicas a perder de vista pela Bacia do Tejo. A descida faz-se pelo Vale das Rosas, que se estreita em apertada garganta à passagem pela Falha de Montejunto, com interessantes aspetos tetónicos", descreve a SPE no seu site.
Ambas as ações têm um número limite de 20 participantes, e as inscrições devem ser efetuadas através do site "Ciência Viva" (www.cienciaviva.pt).

Fonte: "Nova Verdade"

Sem comentários:

Enviar um comentário