Páginas

sábado, 24 de outubro de 2015

Liga dos Amigos de Alenquer angaria donativos para recuperar teatro centenário

A Liga dos Amigos de Alenquer, que gere o Teatro Ana Pereira, em Alenquer, está a desenvolver uma campanha de recolha de donativos para recuperar aquele espaço centenário, datado dos finais do século XIX, disse hoje o seu presidente.
As prioridades passam por colocar um teto novo e novas instalações elétricas, adquirir um pano de boca e um pavimento para a plateia e investir em novos acesso à teia (estrutura que sustenta o conjunto de cordas e panos, entre outros), obras que estão orçadas em cerca de 15 mil euros, disse Pedro Espada Cordeiro, presidente da Liga dos Amigos de Alenquer, à agência Lusa.
Depois de vários anos fechado, o teatro foi reaberto em 2011, quando a companhia local Trupe passou a ter ali residência.
Desde essa altura, o teatro tem não só sido palco da encenação das peças da Trupe, como também tem recebido outras companhias convidadas.
As receitas de bilheteira desses espetáculos têm revertido para obras de remodelação do espaço, muitas das quais com a ajuda dos próprios atores.
Em 2012, foram adquiridos novos camarins e bancos e em 2010 foram efetuadas obras no palco, depois de intervenções no telhado, em 2002, que vieram resolver muitos problemas de infiltração do edifício.
O Teatro Ana Pereira, o único no concelho, está inserido num conjunto de imóveis da Santa Casa da Misericórdia local classificados como de interesse público.
Foi construído nos finais do século XIX e, apesar de ter alguns sinais de degradação, mantém-se fiel àquilo que foi concebido por José Juvencio da Silva, que foi na mesma altura autor do projeto de arquitetura dos Paços do Concelho.
Característicos desse período histórico persistem diversos elementos decorativos: por exemplo, a boca de cena é ornamentada em estuque com frisos e pinturas que retratam a tragédia e a comédia e os dramaturgos Gil Vicente e Almeida Garrett.


Sem comentários:

Enviar um comentário