Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Ota tem novo Comandante

Decorreu no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, a 18 de outubro de 2016, a cerimónia da rendição do Comandante desta Unidade da Força Aérea.
O Coronel Piloto-Aviador (PILAV) Rui Pedro Matos Tendeiro foi rendido na função pelo Coronel PILAV Armando José Bispo dos Santos.
A cerimónia militar foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) – General Manuel Teixeira Rolo - e contou com a apresentação das Forças em Parada, com a integração do Estandarte Nacional na formatura, alocuções pelo novo Comandante e pelo General CEMFA e, por fim, com o desfile das Forças em parada.
No seu discurso, o novo Comandante do CFMTFA aposta em capitalizar o reconhecimento da qualidade da formação obtida na força aérea para o validar formalmente no mundo civil.
O Coronel Armando José Bispo dos Santos, nasceu em Mateus, Vila Real, no dia 20 de julho de 1967.
Ingressou na Força Aérea em agosto de 1985, tendo concluído na Academia da Força Aérea a licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas, especialidade Piloto-Aviador.
Foi brevetado, na Base Aérea N.º 1 (BA1), em dezembro de 1990, após tirocínio na aeronave Epsilon T-37.
Depois de concluído na BA11, em Beja, o curso complementar de aviões de combate, em aeronave T-38 e, na BA3, em Tancos, o curso complementar de aviões multimotores, em aeronave Aviocar, iniciou a sua atividade operacional na esquadra 502 – “Elefantes”. Acompanhou a transferência desta esquadra para a BA1, onde, entre 1994 e 1996, desempenhou a sua atividade como oficial de segurança de voo da Unidade.
Colocado na Academia da Força Aérea como comandante de esquadrilha de alunos de 1996 a 1999, desempenhou simultaneamente as funções de instrutor de voo nas aeronaves Chipmunk, Ask-21 e Blanik.
Em dezembro de 1999 foi colocado na BA6, Montijo, na esquadra 504 – “Linces”, tendo voado nas aeronaves Falcon 20 e Falcon 50 e assumido o comando da esquadra 504 entre 2006 e 2009.
Foi colocado na Academia da Força Aérea, tendo exercido as funções de diretor do curso de Piloto-Aviador, coordenador de departamento, chefe do centro de atividades aéreas, chefe do gabinete de prevenção de acidentes e comandante do grupo de alunos.
Entre 2011 e 2014 exerceu as funções de adjunto da Força Aérea na missão militar portuguesa na NATO e EU. No exercício das suas funções foi responsável pelo acompanhamento, no âmbito dos grupos de trabalho do comité militar, das áreas de Strategic Policy & Concept, Air & Missile Defence e Defence & Force Planning. Neste período, foi também o representante nacional no Military Committee Air Standardization Board.
Colocado na Inspeção Geral da Força Aérea em agosto de 2014, desempenhou as funções de inspetor de operações e inspetor para o sistema de busca e salvamento aéreo, assumindo, desde agosto de 2015, as funções de chefe do Gabinete de Prevenção de Acidentes.
O coronel Piloto-Aviador Bispo dos Santos tem cerca de 4.000 horas de voo em diversas aeronaves.
Na sua folha de serviço constam diversos louvores e condecorações.

Sem comentários:

Enviar um comentário