Páginas

terça-feira, 27 de junho de 2017

Câmara de Alenquer reduziu dívida para quase metade

A Câmara de Alenquer reduziu para quase metade a sua dívida entre 2013 e o primeiro trimestre de 2017, assim como o prazo médio de pagamento a fornecedores, anunciou hoje a autarquia.
Em nota de imprensa, o município refere que, em 2013, a dívida municipal era de 16,5 milhões de euros (ME) e baixou para 9,5 milhões no final do primeiro trimestre de 2017.
A redução da dívida foi alcançada graças a uma "gestão rigorosa das contas", "sem comprometer a realização de projetos" prometidos em 2013, e sem subir os impostos municipais à população, justificou.
Também o prazo médio de pagamento a fornecedores foi reduzido em mais de quatro meses, passando dos 211 dias, que se registavam em 2013, para os 60 dias no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a Direção-Geral das Autarquias Locais.
De acordo com o Relatório de Contas de 2016, aprovado em abril pela assembleia municipal, a autarquia fechou o ano passado com 6,1 milhões de euros de empréstimos bancários e quatro milhões de dívidas a terceiros por pagar.
De 2015 para 2016, o município reduziu a dívida de longo prazo de 7,1 ME para 6,1 ME e a de curto prazo de 5,2 ME para 4,1 ME, uma estratégia que o atual executivo assumiu desde o início do mandato.
"2016 foi marcado por uma estratégia de redução da dívida, assegurando os compromissos assumidos sem hipotecar o futuro", sublinhou na altura o vereador das Finanças, Paulo Franco.
Após revisões, o orçamento de 2016 foi de 27,5 milhões de euros para uma população de 43 mil habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário