Páginas

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Câmara de Alenquer lança concurso para construção de edifício para o Destacamento da GNR


Terreno para o edifício da GNR está localizado na Variante Álvaro Pedro
A Câmara de Alenquer decidiu esta segunda-feira lançar concurso para a construção de um novo edifício para o destacamento Territorial da GNR, obra orçada em um milhão de euros para substituir instalações obsoletas e desadequadas.
A proposta, que prevê que as obras decorram durante 18 meses após serem adjudicadas, foi aprovada pela maioria socialista, com PSD/CDS-PP e CDU a votarem contra, na reunião pública.
Tal como no mandado autárquico anterior, a oposição reiterou a sua discordância pela localização prevista para um terreno situado entre as vilas de Alenquer e do Carregado, por não permitir um policiamento de proximidade.
O presidente da Câmara, Pedro Folgado (PS), explicou que a localização foi escolhida pela GNR por ser considerada a mais adequada, por se encontrar "a meio caminho" das duas vilas e estar dotada de transportes públicos.
O autarca recordou que a construção de novas instalações é "reclamada há 20 anos" pela população, uma vez que o atual edifício é da década de 1980 e está "degradado", apresentando problemas de "infiltrações, humidade e de falta de espaço".
Em 2015, o município assinou um protocolo com o Ministério da Administração Interna, no sentido de receber a verba para a obra e se substituir ao Governo na elaboração do projeto, lançamento do concurso e acompanhamento dos trabalhos.
O Destacamento e o Posto Territorial da GNR de Alenquer funcionam em instalações que são cedidas pela câmara e que já foram uma antiga prisão, na zona mais antiga da vila, com ruas apertadas e de difícil acesso.
No atual destacamento, chove lá dentro, existem graves problemas de infiltrações e as instalações são exíguas para a meia centena de militares que lá trabalha.
As novas instalações, que vão ser erguidas no terreno cedido pela câmara, localizam-se entre Alenquer e o Carregado, ficando bem localizadas a ponto de melhor servir as duas principais vilas do concelho, onde se concentra a maioria da população.
A construção de novas instalações para o Destacamento de Alenquer da GNR está prevista desde pelo menos 2008, altura em que integraram as compensações pela deslocalização do concelho do projeto do Aeroporto Internacional de Lisboa, a construir na Ota, prometidas pelo Governo liderado por José Sócrates.
O Destacamento é responsável pelos postos de Alenquer, Azambuja e Cadaval.

Fonte: https://www.dn.pt    

Sem comentários:

Enviar um comentário