Páginas

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Páteo Velho reabre e aposta nos vinhos locais

Com 20 anos de existência, o restaurante Páteo Velho, situado na Atalaia, concelho de Alenquer, reabre com um novo conceito após um período de três meses de encerramento.
Uma nova carta e a promoção dos produtos da região faz parte da renovação, que pretende dinamizar a zona de Alenquer e tudo o que o que é lá produzido.
De um pequeno negócio familiar, o espaço cresceu, mas continua a proporcionar um ambiente acolhedor onde ainda podemos degustar pratos confecionados com produtos da zona. 
Segundo Milá Veloso, a proprietária do restaurante, o único produto que não é comprado aos produtores locais é o porco preto. E não só a gastronomia local a representar o que é produzido na região. A produção de vinhos faz parte da história de Alenquer e o Páteo Velho quer valorizá-lo.
“Foi aqui, que há mais de 20 anos dei os primeiros passos na cozinha a usar esta sala para convidar amigos a serem “cobaias” dos meus pratos. Durante todo este tempo abrimos inúmeras garrafas de bons vinhos para acompanhar o que cozinhava”, avança Milá Veloso.
Ao processo natural da junção da boa comida e do bom vinho, acrescenta ainda que “são vinhos que ao longo dos tempos se mostraram surpreendentes, vinhos que combinados com o prato certo nos fazem perceber o quão interessante pode ser a gastronomia portuguesa”.
A gestão da cozinha e da nova carta está a cargo do Chef José Mártires, um profissional, natural da zona, que conta com passagens nas cozinhas da Bica do Sapato e do 100 Maneiras, em Lisboa, e do Praia D’El Rey Marriot Golf & Beach Resort, em Óbidos.
A nova carta conta com pratos conhecidos e com história na vida do Páteo Velho. Falamos dos Ovos rotos à Páteo Velho, o Arroz de pato e as Lascas de bacalhau da Islândia com broa e crocante de presunto em cama de esmagada de bróculos e batata a murro.
A nova ementa foi pensada não só em promover o que melhor se faz na região, como também apresentar preços acessíveis aos clientes. Um menu a €8,50, é uma das opções, por exemplo.

Os vinhos
A acompanhar a comida caseira e local, um vinho faz a diferença. E nada melhor do que promover os vinhos da região de Alenquer e levá-los no caminho de tantos outros que fazem parte do panorama vinícola português.
É este pensamento que levou Milá Veloso a juntar-se numa parceria com João Carvalho, um vitivinicultor da região, e também com produção própria, que é o responsável pela carta de vinhos. Quem visitar o espaço, vai encontrar cerca de 60 variedades de vinho da região, fruto de uma parceria com cerca de 20 produtores locais.
“Pretendemos que a nossa garrafeira seja uma montra dos vinhos do concelho, que as pessoas poderão apreciar no restaurante, mas também poderão adquirir por um preço justo para o produtor e para o consumidor”, afirma a proprietária.Os clientes além de consumirem no restaurante, podem ainda adquirir os vinhos a preços a partir dos €5. A iniciativa é uma boa forma de promoção e incentivo para os produtores locais.
O restaurante fica situado na rua 25 de abril, nº 25, na Atalaia, a poucos quilómetros de Alenquer e está aberto de terça-feira a sábado ao almoço e jantar e domingo ao almoço.


Sem comentários:

Enviar um comentário