Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Município de Alenquer cancela todos os eventos até junho e canaliza as verbas para apoio às famílias e empresas

Por forma a antecipar e gerir o impacto do COVID-19, a Câmara Municipal de Alenquer decidiu cancelar a realização das Festas do Império do Divino Espírito Santo e da Feira da Ascensão, eventos municipais organizados e desenvolvidos em articulação com vários parceiros concelhios a quem agradece o trabalho já desenvolvido em conjunto ao longo dos últimos meses. A autarquia, liderada pelo socialista Pedro Folgado, cancela igualmente toda a agenda cultural, desportiva e recreativa até ao final do mês de junho, reorientando essas verbas para projetos de apoio social às  famílias do concelho e projetos de desenvolvimento económico de apoio ao tecido empresarial local.

Leia na íntegra o comunicado da autarquia: 

"A Câmara Municipal de Alenquer aprovou, em tempo devido, o Plano de Contingência - Coronavírus COVID-19, com base nas recomendações da Direção- Geral da Saúde (DGS) e nos termos do Despacho n.º 2836-A/2020. Esta medida teve como desiderato fazer, de imediato, face à propagação do coronavírus (COVID-19) e proteger a saúde dos munícipes. Este plano, de natureza operacional, encontra-se em constante atualização por forma a antecipar e gerir o impacto do COVID-19.
Basicamente, estabelece os procedimentos de decisão e coordenação das ações ao nível do município, considerando três níveis de resposta - monitorização, alerta, recuperação - que serão ativados em função do impacto da propagação do vírus. Para cada um dos níveis foram definidas medidas de resposta que integram a vigilância, medidas de controle de infeção, assistência, vigilância sanitária, comunicação de risco ou previsão de cenário de teletrabalho.
Todavia, percebendo a gravidade da situação, a autarquia não ficou por aqui. Ainda antes da Declaração de Estado de Emergência pelo governo ou da existência de qualquer caso em território municipal, o município ativou, a 17 de março, o Plano Municipal de Emergência. De forma articulada, a câmara, através do seu Gabinete de Gestão de Crise e do Serviço Municipal de Proteção Civil, tem- se desdobrado em contactos com as entidades de saúde governamentais e locais, forças de segurança, juntas de freguesia, escolas, instituições particulares de solidariedade social, lares de idosos, unidades de cuidados continuados, associações e sociedade civil, no sentido de antecipar cenários e de robustecer a capacidade de resposta por via da alocação de meios humanos e operacionais. É disso exemplo a parceria estabelecida com o Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea da Ota para a disponibilização de sensivelmente 500 camas para, em caso de necessidade, fazer face a uma eventual rutura dos serviços hospitalares. Esta pandemia já revelou não ser compaginável com comportamentos reativos.
Urge, por isso mesmo, antecipar cenários e teatros de operação. O alarme social não nos ajudará a vencer esta batalha, mas a responsabilidade e o distanciamento sociais, bem como uma atitude proativa por parte das entidades competentes serão seguramente cruciais no desenrolar deste processo. Com base nesta premissa, a autarquia tem efetuado um enorme esforço para estar um passo à frente dos acontecimentos, monitorizando ao minuto o nosso território e o desenvolvimento da pandemia. No fundo, a Câmara Municipal de Alenquer tem vindo a preparar-se para as piores projeções, para que possa estar à altura das exigências e dar a melhor resposta possível.
As medidas adotadas pelo Município de Alenquer, bem como as que eventualmente venham a ser tomadas, podem ser conhecidas nas plataformas institucionais da autarquia. Em caso de dúvida ou para esclarecimentos adicionais, sobre estas medidas, mas também das do Estado Central, poderá contactar-nos pelos canais próprios disponibilizados para o efeito.
Aproveitamos, contudo, esta oportunidade para informar que, por motivos claramente objetivos e compreensíveis por todos da necessidade prévia de planificação e organização, somos forçados a cancelar a realização, nesta que seria a edição de 2020, das Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer e da Feira da Ascensão, eventos municipais organizados e desenvolvidos por uma miríade de parceiros concelhios, que tão bem, representam as forças vivas do nosso concelho e a quem agradecemos o trabalho já desenvolvido em conjunto ao longo dos últimos meses. Cancelamos igualmente toda a nossa agenda cultural, desportiva e recreativa até ao final do mês de junho reorientando essas verbas para projetos de apoio social às nossas famílias e projetos de desenvolvimento económico de apoio ao tecido empresarial.
Entrámos na fase de mitigação e, mais do que nunca, é fundamental achatar a curva de crescimento da pandemia. Os casos de sucesso no combate ao coronavírus evidenciaram que as medidas de prevenção e a disciplina da sociedade civil são as melhores armas para vencer esta guerra. Unidos, em casa e seguindo as orientações da DGS, ultrapassaremos esta página negra da história global contemporânea."

 

Sem comentários:

Enviar um comentário