Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Real Celeiro Público de Alenquer completa 200 anos

(Foto: http://alenquercamping.blogspot.com)
Uma conferência, uma exposição e uma evocação histórica sobre “Alenquer 1811” integram o programa de comemoração do Bicentenário do Real Celeiro Público de Alenquer, que está agendado para o próximo sábado, dia 9 de Julho. A iniciativa, promovida pelo Município de Alenquer, engloba também uma prova de vinhos e música popular.
O programa comemorativo dos 200 anos do Real Celeiro Público tem início às 15 horas, com uma conferência intitulada “A instituição e o Edifício”, que terá como oradores António Guapo, José Lourenço e Joaquim Alexandre. Segue-se a abertura da exposição de conteúdos informativos e artefactos representativos do Real Celeiro, organizada com o apoio do Arquivo Histórico Municipal de Alenquer e da UNICARO – União de Cooperativas Agrícolas do Ribatejo e Oeste.
Após uma prova de vinhos (Wine break) da Quinta do Carneiro – ou não funcionasse hoje o emblemático edifício do século XIX como Portal da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste –, o evento prosseguirá com uma evocação histórica subordinada ao ano de inauguração do Real Celeiro. O programa festivo encerra com música popular, com “Os Vindimeiros” de Aldeia Gavinha.
Situado na Rua Serpa Pinto (antiga Rua do Areal), o Real Celeiro Público guardou as sementes que possibilitaram o auxílio aos agricultores do concelho depois das invasões francesas. Recuperado pela Câmara de Alenquer, em parceria com a Região de Turismo do Oeste e da Associação da Rota da Vinha e do Vinho, funciona desde Abril de 2006 como Portal da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste, onde se expõe, dá a provar e é possível a aquisição dos melhores vinhos da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário