Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Está controlado surto de lagarta do pinheiro que afetou crianças

A Câmara de Alenquer garantiu hoje que "está controlado" o surto de lagarta do pinheiro que obrigou ao tratamento hospitalar de 10 crianças do concelho e tranquilizou a população relativamente a este problema.
Numa nota de imprensa hoje divulgada, a autarquia refere foi feita uma operação que consistiu na captura das lagartas, limpeza dos ninhos identificados e aplicação de repelente inseticida", estando o "surto contido".
Além destes trabalhos, a zona "continua a ser monitorizada e o perímetro de contenção inicialmente identificado foi alargado e delimitado, com a proibição dos alunos" ao local, até à eliminação do risco, adianta a autarquia.
Segundo a autarquia, a lagarta do pinheiro foi detetada, no ano letivo de 2010/2011, no complexo escolar de Paredes, que engloba a Escola Secundária Damião de Goes e a Escola Básica Pêro de Alenquer, onde foram realizadas várias intervenções pela Proteção Civil Municipal e pelos técnicos florestais da autarquia.
"As intervenções levadas a cabo, com resultados positivos, têm incidido na eliminação dos ninhos das lagartas, através da aplicação de repelente inseticida nas zonas envolventes e recurso a zonas de captura de fêmeas utilizando feromonas, também numa lógica de prevenção", esclarece.
Dez crianças, que apresentaram erupções cutâneas e dificuldades respiratórias em resultado do contacto com a praga, foram transportadas pelos bombeiros locais ao Hospital de Vila Franca de Xira, de onde já "tiveram alta, sem qualquer complicação clínica a registar".
Na ocorrência, estiveram duas ambulâncias de socorro e uma de transporte de doentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário