Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Base Aérea da Ota celebra 75 anos

Desde 1992 que a Base Aérea n.º 2 (BA2) tem a designação de Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), mas para os alenquerenses será sempre Base Aérea da Ota.
Inaugurada em 14 de abril de 1940 junto á povoação de Ota, a Base celebra esta ano 75 anos de atividade, que se traduzirão numa série de iniciativas, com destaque para a "base Aberta" nos dias 18 e 19 de abril.
O programa de comemorações tem início, contudo, a 6 de abril, com a inauguração de uma exposição fotográfica no átrio da Câmara de Alenquer, com alguns dos momentos mais marcantes da história da Base.
A 9 de abril, pelas 18h00, o Auditório Damião de Goes, em Alenquer, recebe a abertura oficial das comemorações, seguida de uma conferência subordinada ao tema "Força Aérea/Ota, uma encruzilhada de 75 anos".
A ligação entre a localidade de Ota e a unidade militar será assinalada com a inauguração de um monumento dedicado á Base Aérea da Ota, que passará também a ter um nome de rua. Ambas as cerimónias decorrem a 14 de abril, pelas 15h00.
A Banda da Força Aérea Portuguesa atua no Fórum Romeira, em Alenquer, a 17 de abril, pelas 21h30, com a participação especial do cantor alenquerense Alexandre Casimiro.
No fim-de-semana de 18 e 19 de abril, a Base Aérea abre as portas à população civil, com a promessa de batismos de voo, caso as condições atmosféricas assim o permitam. A partir das 10h00, são muitas as propostas ao dispor dos visitantes, com desmonstrações de atividades de formação como manutenção de aeronaves, condução automóvel e combate a incêndios.
Oportunidade também para um passeio num carro blindado de transporte de pessoal "APC Condor". Demonstração de aeromodelismo, atividades de escalada, e exposições diversas são outras das propostas destes dois dias de abertura à população civil.
O encerramento das cerimónias será assinalado com uma missa a 18 de abril, pelas 11h00, nas instalações da Base, presidida pelo Bispo das Forças Armadas. Todas as iniciativas são de entrada livre.

Fonte: "Nova Verdade"

Sem comentários:

Enviar um comentário