Páginas

domingo, 24 de abril de 2016

Família Franciscana celebra em Alenquer 800 anos de presença nacional

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o diretor do Centro de Franciscanismo informa que este ano há dois motivos “especiais que galvanizam” a Família Franciscana Portuguesa que são os 800 anos da chegada dos Franciscanos a Portugal e os 800 anos do “Perdão-Indulgência” de Assis.
Os 100 anos da morte da Irmã Mary Jane Wilson, fundadora das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, é outra data em destaque.
No 4.º Capítulo das Esteiras da Família Franciscana vão estar reunidos os Frades Menores das três obediências (Ordens masculinas), as religiosas franciscanas e os membros dos Institutos seculares franciscanos, bem como os membros da Ordem Franciscana Secular.
O programa começa às 10h00 com o acolhimento, no Largo do Espírito Santo, em Alenquer, e 30 minutos depois peregrinam a pé até ao Convento de S. Francisco.
Por iniciativa da Câmara Municipal de Alenquer, vai ser inaugurado um monumento que assinala os 800 anos da chegada dos Franciscanos a Alenquer, às 12h00, junto ao Convento de Santa Catarina.
A partir 15h00, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, apresenta a conferência ‘800 anos da chegada dos Franciscanos a Alenquer: evangelização e misericórdia’.
Um encontro para “reevocar as origens” que segundo o frade franciscano Daniel Teixeira, no comunicado, a evocação das origens são os “momentos vividos por Francisco e seus irmãos nos primeiros anos” que juntavam-se para “rezar em conjunto, partilhar a vida e descobrir a vontade de Deus perante os desafios” nos diversos países.
‘Capítulo das Esteiras’ é um nome herdado dos grandes encontros de São Francisco de Assis com todos seus frades, que se encontravam espalhados pela Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário