Páginas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Alenquer inaugura em janeiro Centro Interpretativo do Pintar e Cantar dos Reis

A Câmara de Alenquer inaugura a 07 de janeiro o Centro de Interpretação do Pintar e Cantar dos Reis para dar a conhecer as tradições que se cumprem a 06 de janeiro e que o Município quer valorizar.
O vice-presidente da Câmara, Rui Costa, disse hoje à agência Lusa que a 07 de janeiro vai ser inaugurado o Centro de Interpretação do Pintar e Cantar dos Reis, um investimento de 70 mil euros localizado no antigo posto de turismo da vila, no Parque Vaz Monteiro.
O autarca adiantou que o centro leva os visitantes a descobrir tudo sobre as tradições relacionadas com os desenhos e cantares dos reiseiros existentes no concelho, não só através dos conteúdos multimédia, como também dos dois roteiros culturais pelo concelho que o visitante pode aí iniciar.
A inauguração do Centro de Interpretação do Pintar e Cantar dos Reis integra-se no programa 'Alenquer, Presépio de Portugal', que tem previsto a 05 de janeiro um roteiro turístico noturno aos locais sobre as tradições do "Pintar e Cantar dos Reis" no concelho.
Há um ano, a Câmara candidatou estas tradições a património nacional imaterial, junto da Direção-Geral do Património Cultural, e tenciona avançar também junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ao constatar que a tradição poderia vir a ficar em risco, por existirem "muito menos grupos de pessoas".
Para o efeito, foi efetuado um estudo de inventariação documental e multimédia dessa história, para salvaguardar no futuro a tradição enquanto manifestação cultural e rejuvenescer a tradição.
Na noite de 05 para 06 de janeiro, cantam-se os reis de porta em todo o país. Contudo, em algumas terras do concelho de Alenquer, são também pintados nas paredes das casas símbolos e desejos de felicidades para o ano que começa.
Os reiseiros, o nome pelo qual são apelidados todos aqueles que fazem cumprir o ritual, dividem-se em dois grupos, o primeiro dos quais segue munido de lanternas, pincéis e tintas e marca o trajeto com pinturas, a vermelha e azul, de corações e vasos floridos, estrelas, símbolos de profissões - como uma balança ou um martelo - ou da sigla B.R., que quer dizer "Bons Reis".
O segundo grupo, após o apontador cantar a solo, entoa melodias e deixa votos de felicidades para o ano novo.
De acordo com o município, a tradição mantém-se viva em zonas como Catém, Casal Monteiro, Ota, Abrigada, Olhalvo, Pocariça, Mata e Penafirme, Cabanas de Torres e Paúla, cobrindo cerca de um terço da área do concelho.
Mas há memória de se terem pintado e cantado os Reis em Meca, Espiçandeira, Canados, Bogarréus, Fiandal, Bairro, Estribeiro, Valverde, Calçada, Pereiro, Aldeia Gavinha e Penedos.

Sem comentários:

Enviar um comentário