Páginas

sábado, 23 de abril de 2022

Alenquer inaugura na segunda-feira novas instalações para o Destacamento da GNR

A Câmara de Alenquer inaugura, na segunda-feira, as novas instalações para o Destacamento da GNR, um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros para dar melhores condições de atendimento aos cidadãos e de trabalho aos militares.


“O antigo edifício estava muito deteriorado. Não era prático para atendimento ao público e para o convívio do destacamento e do posto, nem tinha condições de habitabilidade”, disse o presidente da câmara, Pedro Folgado.
“Também em termos de acessibilidade, já não fazia sentido o posto estar” na zona antiga da vila e “fazia sentido o destacamento estar num sítio com mobilidade plena, ainda que mais afastado” do centro, justificou o autarca.

Usado pela GNR desde 1984, o edifício, que chegou a ser uma antiga prisão, apresenta problemas de infiltrações, humidade e falta de espaço, além de se situar na zona mais antiga da vila, onde as ruas são apertadas e o acesso é difícil.

A construção de novas instalações era reclamada há mais de 20 anos.

A empreitada foi iniciada em 2020 e o terceiro concurso público foi lançado em 2019, depois de os dois anteriores terem ficado sem concorrentes, obrigando a autarquia e o Ministério da Administração Interna a rever preços e a alterar o protocolo estabelecido entre ambos em 2015.

O novo edifício do Destacamento da GNR de Alenquer está localizado num terreno cedido pela câmara municipal, entre Alenquer e o Carregado, a localização considerada mais adequada para servir as duas vilas e por estar dotada de transportes públicos.

A construção de novas instalações para o Destacamento de Alenquer da GNR está prevista desde pelo menos 2008, altura em que integraram as compensações pela deslocalização da Ota, no concelho, para o Aeroporto Internacional de Lisboa, prometidas pelo Governo liderado por José Sócrates.

O Destacamento é responsável pelos postos de Alenquer, Azambuja e Cadaval, onde trabalham 136 militares, dos quais meia centena vai beneficiar das novas instalações.


Fonte: https://www.rtvon.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário