Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Políticos alenquerenses aderem ao Facebook de olho no eleitorado

Notícia "Nova Verdade", edição de 15OUT2010

Sem querer perder o eleitorado de vista, os políticos alenquerenses rendem-se às novas tecnologias e estão presentes no mundo virtual. O Facebook é a ferramenta virtual mais utilizada para comunicarem com os eleitores. As principais figuras das forças políticas com assento nos órgãos municipais, com excepção do vereador José Manuel Catarino (CDU) e da deputada municipal Helena Santo (PSD), marcam presença na maior rede social do mundo (mais de 500 milhões de usuários), que aproveitam para divulgar as suas acções, os seus projectos e as suas ideias.
Pelo Facebook são encontrados quase todos os líderes e activistas políticos de Alenquer. Um exemplo é o próprio presidente da câmara, Jorge Riso (PS), que foi um dos primeiros no concelho a criar a sua página na popular rede social, que é acompanhada actualmente por 799 seguidores. O líder da oposição, o vereador social-democrata Nuno Coelho, inversamente, só aderiu ao Facebook no final de Setembro, contando com uma, ainda curta, legião de 73 seguidores.

No seio do executivo camarário alenquerense, o vereador comunista José Manuel Catarino é o único que não tem perfil no Facebook. Já o vice-presidente João Hermínio, que é também líder do PS/Alenquer, está a ser acompanhado por 142 seguidores. E o vereador social-democrata Pedro Afonso apresenta uma lista de 117 seguidores. Quanto às vereadoras Manuela Mendes (independente) e Sandra Saraiva (CDS-PP), revelando ambas pouca sagacidade política, optaram por tornar os respectivos perfis semi-privados, o que faz com que as pessoas que não são suas amigas (seguidoras) só tenham acesso a parte da informação pessoal publicada.
No rol dos agentes políticos de maior destaque, o presidente da Assembleia Municipal de Alenquer, Fernando Rodrigues (PS), já leva largos meses de presença no Facebook, contando actualmente com 64 seguidores.
O jovem dirigente concelhio do PCP André Escoval é o que reúne maior contingente de seguidores; 737 pessoas acompanham a actividade no Facebook daquele que foi apontado recentemente por Catarino como seu provável sucessor no cargo de vereador da CDU.
Já o líder da Concelhia do CDS-PP, Luís Barros Mendes, é acompanhado na rede social por 77 seguidores.
A lista dos amigos da deputada municipal do Bloco de Esquerda, Carla Castanheira, é uma das mais vastas, englobando actualmente 524 pessoas, enquanto Luís Ferreira, dirigente concelhio do mesmo partido, conta com 284 seguidores.
Outras figuras políticas concelhias com perfil no Facebook são: Vítor Ronca (PSD), autarca de Triana, que reúne 110 seguidores; Vladimiro Matos (CDU), com 307 seguidores; José Carlos Morais (Partido da Terra), com 445 seguidores; e Rogério Silva (CDU), com 33 seguidores.
Entre os nomes sonantes que continuam fora da maior rede social do mundo, caracterizada por total liberdade para cada um manifestar a sua opinião, destaca-se o da deputada municipal independente pelo PSD Helena Santo, que é apontada como provável candidata à presidência da Câmara de Alenquer nas próximas eleições autárquicas. 

2 comentários:

  1. Caro APV,
    Sou amigo do Jorge Riso há 48 anos, não sou seu "seguidor". Era bom, na minha óptica, alterar esse epíteto pois não adjectiva correctamente, pelo menos alguns dos "amigos" que constam do FB dele. Só para que perceba melhor, o APV também é meu amigo no FB e não é meu "seguidor"...
    Abraço forte e bom fds.
    ANTÓNIO BARBIO

    ResponderEliminar
  2. Na gíria "facebokiana", e das redes sociais em geral, amigo e seguidor representam a mesma coisa, caro Antonio Barbio, um abraço

    ResponderEliminar