Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Câmara reduz em 30% verbas para freguesias e eventos para reforçar ajuda a carenciados em 2012

A câmara de Alenquer aprovou hoje o orçamento para 2012, que prevê uma redução em 30 por cento das verbas destinadas a eventos municipais e às freguesias para reforçar a ajuda a carenciados.
O orçamento, aprovado com três votos a favor, três abstenções e um contra, prevê a redução de 30 por cento do custo com eventos e no subsídios às freguesias, proposta pela coligação "Pela Nossa Terra" (PSD/CDS-PP/PPM/MPP) ao executivo socialista, que tinha antes proposto uma redução de 50 por cento para as freguesias.
"Consideramos que a estas reduções deve corresponder um reforço dos pedidos de ajuda nas rubricas da ação social, habitação degradada, fundo social de emergência e bolsas de estudo", defendeu o vereador Nuno Coelho, da coligação.
Em 2011, as freguesias foram subsidiadas em 1,1 milhões de euros.
O presidente da câmara, Jorge Riso (PS), disse que se trata de um orçamento "extremamente difícil em que se pretende reduzir a dívida da câmara e não deixar cair obras dos centros escolares financiadas pelos fundos comunitários".
Neste sentido, adiantou que em 2012 vai avançar a construção dos pólos educativos de Vila Verde dos Francos e Cabanas de Torres.
A pensar no reforço dos apoios sociais, a oposição propôs também o apoio de 30 mil euros/ano ao Museu João Mário, verba que paga a utilização do espaço para eventos pelo município. O autarca socialista disse que aceitaria a proposta, desde que o protocolo o permita.
O vereador da CDU, José Catarino, votou a favor, discordando do aumento de "820 por cento de aumento na taxa dos resíduos sólidos" e colocando dúvidas à concretização da venda de património municipal, no valor de três milhões de euros.
O Orçamento para 2012 é de 32 milhões de euros, enquanto a dívida da autarquia é de 22,6 milhões de euros (17 milhões contam para a capacidade de endividamento), estando a conseguir o endividamento que no início do ano era de 25 milhões de euros.

Fonte: http://noticias.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário