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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Águas de Alenquer leva consumidores ao desespero

Faturas com quantias astronómicas, 50 dias de período facturado, contas enviadas em cima da data-limite para pagamento... assim anda a Águas de Alenquer. Poderíamos até escrever (mais) um bom artigo, mas nada melhor que deixar os nossos próprios leitores contarem de viva voz o que lhes tem sucedido... e o que lhes vai na alma.
"Escrevo estas linhas para manifestar a minha revolta e indignação pela situação criada pelas Aguas de Alenquer aos seus utilizadores em geral.
No passado dia 24 de Janeiro, recebo na caixa do correio uma fatura para pagamento do consumo de água relativa ao mês de dezembro 2011.
Ao verificar o valor absurdo a pagamento, tentei desde logo perceber qual a razão do mesmo e noto que a mesma é referente a um total de 50 dias.
Que eu saiba, no nosso calendário o maior mês ainda só tem 31 dias. Para alem disto, enviam a fatura praticamente em cima da data limite para pagamento, que é a 27/1 e sem qualquer aviso prévio de isto iria suceder.
Tento perceber mais e vou à página das ADA e verifico que existe um comunicado, só que está datado de 2/1/2012, ou seja, posterior à data de entrada em vigor das alterações previstas. Recordo que estas alterações foram assinadas e aprovadas de acordo com informações disponíveis no sitio das ADA nas seguintes datas: "A adaptação obrigatória do Contrato de Concessão ao D.L. 194/2009 de 20 de Agosto e a aplicação da Recomendação Tarifária da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos foi alcançada através do Segundo Aditamento ao Contrato de Concessão Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais de Alenquer, celebrado a 16 de Novembro 2011 após aprovação por deliberação do Executivo Municipal de 05 de Setembro de 2011 e deliberação da Assembleia Municipal de Alenquer de 29 de Setembro de 2011."
Ora, nestes termos, porque é que as AdA não informou atempadamente os seus utilizadores através de uma nota junta às faturas dos meses seguintes, Outubro, Novembro e Dezembro?
E agora como vai ser, será que todos os munícipes irão ter dinheiro para fazer face a um pagamento equivalente a dois meses de faturação? 
E se não o tiverem, vão-lhes cortar o abastecimento? Quais as alternativas disponíveis para o pagamento fracionado sem acréscimo ao valor total da fatura?
Não pode a AdA " mexer nos bolsos" das pessoas e ainda para mais numa altura do ano e da conjuntura económica nacional tão difícil para todos.
Basta de continuarmos a ser os paus mandados destas empresas que abusam do povo só porque não têm quem lhes faça concorrência!
Eu, pessoalmente, irei escrever no respetivo livro a minha reclamação e tudo farei para que outros me sigam nessa intenção.
Basta ...
Alfredo Duarte"
Nota da Directora-Adjunta: No meu caso pessoal, a factura foi de 45 dias. Onde é que estava a indignação de Jorge Riso quando aprovou o contrato de concessão?

Fonte. "Fundamental"

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