Um pequeno investimento mas uma grande mudança. Pode ser esta definição do projecto de Balcão Único de Atendimento (BUA) da Câmara Municipal de Alenquer.
Com um investimento de mil euros, a autarquia passou a ter centralizado num único local no edifício da câmara o atendimento referente aos serviços municipais do urbanismo e ao departamento administrativo, ficando, por agora, de fora a acção social, da educação, da topografia, dos direitos de autor e da contabilidade. Também a tesouraria está dentro deste projecto.
Este é um balcão recente, tendo a sua entrada em funcionamento ocorrido a 16 de Março de 2011, mas os objectivos são claros. De acordo com Ana Brázia, Directora do Departamento Administrativo e Financeiro da Câmara Municipal de Alenquer e responsável pelo BUA, este espelha «o esforço que a autarquia está a realizar no âmbito da modernização administrativa. A implementação desta medida decorre da necessidade de rentabilizar e optimizar recursos e de prestar serviços integrados e em tempo útil, garantindo uma resposta cada vez mais pronta e eficaz às necessidades dos cidadãos e das empresas».
Com este balcão a edilidade de Alenquer pretende simplificar e agilizar os processos, o que irá trazer benefícios tanto para os cidadãos como para a própria autarquia.
Munícipes e funcionários beneficiados
No que concerne aos cidadãos estes passam a ter um acesso mais cómodo e rápido aos serviços de atendimento presencial, uma vez que os mesmos estão centralizados num só local e ainda terão um atendimento mais eficiente, por força da necessidade que houve de integrar a informação para a mesma estar acessível a quem faz esse mesmo atendimento.
Do lado dos serviços internos da autarquia, o projecto veio optimizar recursos, permitindo uma maior racionalização dos mesmos, assim como levando a uma maior partilha e integração de meios e de informação entre serviços.
Para o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Jorge Riso, e embora o BUA seja recente, «se os pressupostos que estão inerentes à criação de um atendimento centralizado forem alcançados, todos serão beneficiados. Os funcionários melhoram a sua imagem junto dos munícipes e estes usufruem de serviços de maior qualidade, competitivos e consentâneos com as necessidades e desafios globais».
Por agora esta centralização do atendimento é apenas presencial, contando o BUA com quatro funcionários, que são responsáveis por uma média mensal de 800 a 1000 atendimentos, mas os planos passam por disponibilizar o atendimento online, embora a autarquia até já conte com um balcão virtual no seu site.
Projecto: Balcão Único de Atendimento
Entidade Responsável: Câmara Municipal de Alenquer
Responsável: Ana Brázia
Início da Implementação: 16 de Março de 2011
Data de Lançamento Público: 16 de Março de 2011
Contactos: Telefone: 263 730 900; E-mail: geral@cm-alenquer.pt ; Morada: Paços do Concelho, Praça Luís de Camões, 2580-317 Alenquer
Fonte: www.i-gov.org
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