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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Balcão único para melhor atender e optimizar recursos

Um pequeno investimento mas uma grande mudança. Pode ser esta definição do projecto de Balcão Único de Atendimento (BUA) da Câmara Municipal de Alenquer. 
Com um investimento de mil euros, a autarquia passou a ter centralizado num único local no edifício da câmara o atendimento referente aos serviços municipais do urbanismo e ao departamento administrativo, ficando, por agora, de fora a acção social, da educação, da topografia, dos direitos de autor e da contabilidade. Também a tesouraria está dentro deste projecto. 
Este é um balcão recente, tendo a sua entrada em funcionamento ocorrido a 16 de Março de 2011, mas os objectivos são claros. De acordo com Ana Brázia, Directora do Departamento Administrativo e Financeiro da Câmara Municipal de Alenquer e responsável pelo BUA, este espelha «o esforço que a autarquia está a realizar no âmbito da modernização administrativa. A implementação desta medida decorre da necessidade de rentabilizar e optimizar recursos e de prestar serviços integrados e em tempo útil, garantindo uma resposta cada vez mais pronta e eficaz às necessidades dos cidadãos e das empresas». 
Com este balcão a edilidade de Alenquer pretende simplificar e agilizar os processos, o que irá trazer benefícios tanto para os cidadãos como para a própria autarquia. 

Munícipes e funcionários beneficiados

No que concerne aos cidadãos estes passam a ter um acesso mais cómodo e rápido aos serviços de atendimento presencial, uma vez que os mesmos estão centralizados num só local e ainda terão um atendimento mais eficiente, por força da necessidade que houve de integrar a informação para a mesma estar acessível a quem faz esse mesmo atendimento. 
Do lado dos serviços internos da autarquia, o projecto veio optimizar recursos, permitindo uma maior racionalização dos mesmos, assim como levando a uma maior partilha e integração de meios e de informação entre serviços. 
Para o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Jorge Riso, e embora o BUA seja recente, «se os pressupostos que estão inerentes à criação de um atendimento centralizado forem alcançados, todos serão beneficiados. Os funcionários melhoram a sua imagem junto dos munícipes e estes usufruem de serviços de maior qualidade, competitivos e consentâneos com as necessidades e desafios globais». 
Por agora esta centralização do atendimento é apenas presencial, contando o BUA com quatro funcionários, que são responsáveis por uma média mensal de 800 a 1000 atendimentos, mas os planos passam por disponibilizar o atendimento online, embora a autarquia até já conte com um balcão virtual no seu site. 


Projecto: Balcão Único de Atendimento 
Entidade Responsável: Câmara Municipal de Alenquer 
Responsável: Ana Brázia 
Início da Implementação: 16 de Março de 2011 
Data de Lançamento Público: 16 de Março de 2011 
Contactos: Telefone: 263 730 900; E-mail: geral@cm-alenquer.pt ; Morada: Paços do Concelho, Praça Luís de Camões, 2580-317 Alenquer

Fonte: www.i-gov.org

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