Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cruzamento perigoso no Carregado à espera de soluções

Acidentes no cruzamento são uma 
constante  (Foto: M@is Alenquer)
O perigoso cruzamento à entrada do Carregado, na intercepção da Estrada Nacional 1 com a Estrada Nacional 3, continua sem uma solução. Em 2008 foi prometida uma variante para desviar o trânsito da zona onde todas as semanas há acidentes, mas a variante ainda não saiu do papel. O processo para a construção da variante está parado e não se prevê que seja implementado atendendo às dificuldades financeiras. Entretanto a Câmara de Alenquer está a tentar encontrar outras soluções, mas recusa a instalação de uma rotunda ou semáforos porque isso causaria enormes filas de trânsito.
A variante era a única forma de ajudar a escoar o trânsito para Vila Franca e Azambuja e assim reduzir a sinistralidade de um cruzamento que, segundo a GNR, regista um acidente todas as semanas e que serve milhares de condutores por dia, dos concelhos de Azambuja, Alenquer e Vila Franca de Xira. A variante iria ligar Vila Nova da Rainha, no concelho de Azambuja, à central termoeléctrica da Vala do Carregado, concelho de Vila Franca de Xira, permitindo desviar a grande quantidade de camiões que passam pelo centro do Carregado.
No cruzamento confluem quatro estradas muito movimentadas, o que torna difícil o cumprimento da regra da prioridade, provocando acidentes com regularidade tal como o que se verificou na última semana, entre um ligeiro e um pesado. O problema é antigo e assumido pelos autarcas locais mas pouco tem sido feito para ser resolvido. A Câmara de Alenquer já havia garantido, em 2008, que a construção de uma rotunda “estava fora de hipótese” e a regulação do trânsito com semáforos causaria filas “insuportáveis”. Fonte da autarquia refere agora que o município está a estudar alternativas.
No local os comerciantes trabalham de porta fechada por causa do barulho e os moradores deparam-se com passeios demasiado estreitos que os obrigam a caminhar pela estrada. A maioria diz estar revoltada com o facto de nada ter ainda sido feito para minimizar ou mesmo resolver o problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário