Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Paulo Matias e Vítor Ronca disputam futura “União das Freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana)”

Paulo Matias (PS) e Vítor Ronca (PSD): um dos dois vai liderar futura freguesia de Alenquer 
Será sem dúvida um dos confrontos eleitorais mais interessantes de seguir, a nível concelhio, nas autárquicas que estão agendadas para Outubro deste ano. Paulo Matias (PS) e Vítor Ronca (PSD), actuais autarcas de Santo Estêvão e Triana, são candidatos assumidos à presidência da futura “União das Freguesias de Alenquer”, que vai agregar as duas freguesias da sede de concelho, no âmbito do processo de fusão de freguesias promovido pelo Governo.
Questões partidárias à parte, os autarcas de Triana e Santo Estêvão manifestaram-se, no início do processo, favoráveis ao agrupamento das duas freguesias, admitindo Paulo Matias e Vítor Ronca que a população alenquerense poderá mesmo ficar a ganhar com a fusão das respectivas freguesias, tendo em conta que será possível tirar partido da consequente concentração de meios das duas autarquias e a vila poderá contar com um presidente de junta a tempo inteiro. 
Há mais tempo no cargo, o social-democrata Vítor Ronca, um aposentado de 66 anos que dedica todo o seu tempo à vida autárquica, é presidente da Junta de Triana (eleito pela coligação PSD/CDS/PPM/MPT) desde 2004. Tendo arredado os socialistas do poder, fez de Triana a primeira freguesia governada por um eleito do PSD, a que se juntou, nas últimas autárquicas, o Carregado. Foi líder concelhio do PSD/Alenquer por duas vezes, a última das quais no biénio 2009/2010.
Por seu turno, o socialista Paulo Matias, de 49 anos, coordenador geral de serviços comerciais do Grupo Caixa Geral de Depósitos, foi eleito neste mandato presidente da Junta de Santo Estêvão, ao vencer as eleições intercalares de 6 de Junho de 2010, realizadas na sequência de um conturbado processo de rotura do PS com o ex-presidente Gilberto Cristóvão, que em primeira instância, nas autárquicas de Outubro de 2009, tinha resultado num impasse na gestão da autarquia, só tendo sido possível de ultrapassar com uma nova consulta eleitoral. É actualmente líder concelhio do PS/Alenquer, cargo para que foi eleito a 15 de Junho do ano passado.

Notícia desenvolvida na edição de 01JAN2013 do "Nova Verdade"

1 comentário: