Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ambientalistas querem câmara a vender reservas de água à EPAL para diminuir gastos

                       Autarquia tem milhões de euros em dívida de água              
A associação ambientalista de Alenquer alertou hoje que, num concelho com captações que servem a EPAL, a autarquia tem milhões de euros em dívida de água por não tirar proveitos das suas reservas.
"Não é aceitável que a câmara de Alenquer tenha dívidas à Águas do Oeste relativas ao consumo de água e que a população pague uma fatura mais cara do que a de Lisboa quando a EPAL [Empresa Portuguesa de Águas Livres] vem abastecer-se de água ao concelho", afirmou à agência Lusa Francisco Henriques, da direção da ALAMBI.
Um consumidor médio, que gaste por mês 10 metros cúbicos de água, paga em Alenquer 6,2 euros (0,62Euro/m3) e em Lisboa apenas 1,9 euros (0,19Euro/m3).

Fonte: http://expresso.sapo.pt

1 comentário:

  1. Constou-me que a EPAL prevê abandonar, definitivamente, (no prazo máximo de 1 ano) a exploração dos furos de Alenquer, face aos prejuízos que sofre devido ao elevado teor de calcário. Será verdade? É que a água sempre foi a mesma e eles já por cá andam há dezenas de anos...
    Alenquer tem dívida às Águas do Oeste? É estranho... As Águas do Oeste fornecem «em alta» as Águas de Alenquer e estas fornecem, «em baixa» os consumidores, logo a lógica seria, se dívida existe, ser a esta última, mas como isto das águas é tudo muito confuso e nubloso (Ou será a dívida relativamente ao saneamento? Meteram tudo no mesmo saco...). O mais interessante seria averiguar porque a EPAL fornece «em alta», por ex. os SMAS de V. F. Xira, a um preço que consideramos módico, e as Águas do Oeste fazem-no a um preço exorbitante ficando as Águas de Alenquer, um dos seus clientes, com o odioso da questão... Ou será que estes mistérios só se resolverão quando as Águas de Portugal forem privatizadas? (Pessoalmente sou contra, mas já percebi que isto vai tudo por uma ponta...).

    ResponderEliminar