Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Câmara aumenta IMI em duas centésimas

As taxas do IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis vão aumentar duas centésimas em Alenquer no próximo ano.
Os novos valores foram acordados em sessão do Executivo a 10 de Setembro, segundo uma proposta do PSD, fixando-se assim nos 0,4% nos prédios urbanos avaliados de acordo com o novo Código, e de 0,7% para os prédios avaliados anteriormente.
O PS acabou por votar favoravelmente a proposta social-democrata, recuando na intenção de aplicar a taxa máxima, ou seja 0,5% e 0,8%.
O vereador do PSD Nuno Coelho manifestou-se satisfeito com o entendimento alcançado, considerando que as taxas agora aprovadas são as que garantem maior equilíbrio entre o interesse dos munícipes e o da autarquia.
"Apesar de serem superiores ao ano passado, penso que as taxas fixadas não se vão traduzir num aumento significativo para os munícipes, até porque muitos dos prédios que estão a ser alvo de nova avaliação estão a sofrer uma redução do seu valor patrimonial", defendeu. "Por outro lado, permite à Câmara caminhar no sentido do reequilíbrio financeiro, e corresponder às competências que lhe são atribuídas", acrescentou.
Para o presidente da autarquia, este recuo na intenção de aplicar as taxas máximas reflete o momento difícil que o País atravessa. Jorge Riso lamenta contudo que "continuem a ser as autarquias a tentar minorar o esforço feito pelos munícipes, face a um incremento de sacrifícios que lhe está a ser exigido pelas medidas tomadas pelo Governo".

Fonte: "Nova Verdade"

Sem comentários:

Enviar um comentário