Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PJ detém cinco suspeitos de roubarem camião com mercadoria avaliada em 100 mil euros

.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de cinco homens suspeitos de roubarem um camião proveniente do estrangeiro e carregado com eletrodomésticos de valor superior a 100 mil euros, na área de serviço de Santarém.
Segundo a PJ, enquanto alguns dos detidos manietaram e mantiveram sequestrado o motorista no veículo ligeiro em que se deslocavam e que acabaria por se despistar, os restantes elementos do grupo apoderaram-se do camião TIR - que seguia no sentido norte-sul da autoestrada A1 - e conduziram-no até um armazém na zona de Alenquer, onde esconderam a mercadoria.
Após o acidente da viatura ligeira, na zona de Rio Maior, os ocupantes puseram-se em fuga, enquanto o motorista do camião TIR, apesar de debilitado, se dirigiu a um posto da GNR para participar a ocorrência, explicou à agência Lusa o coordenador do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PJ de Leiria, António Sintra.
A investigação, levada a cabo nas 48 horas após o crime - cometido na sexta-feira -, permitiu às autoridades recuperar o camião e a totalidade da mercadoria roubada, assim como deter os suspeitos, com idades entre os 36 e os 49 anos.
O coordenador do DIC de Leiria adiantou que dois dos detidos têm antecedentes criminais por crimes violentos, como ofensas à integridade física ou tentativa de homicídio, e por burlas.
António Sintra, que também foi o coordenador da investigação, acrescentou que os cinco homens - um motorista, um serralheiro, um comerciante e dois empresários - são de nacionalidade portuguesa.
"Não temos elementos que os possam relacionar com factos semelhantes, mas terão tido informação prévia sobre a rota do camião, uma vez que uma ação deste tipo tem de ser preparada com alguma antecedência. Tratava-se de um transporte com rotinas, com o mesmo trajeto e que se faz com alguma regularidade", frisou o responsável.
As autoridades apreenderam ainda cinco automóveis, uma arma elétrica proibida e diverso material de disfarce.
Os cinco homens estão indiciados pela prática dos crimes de roubo, sequestro, uso de arma proibida e falsificação de documentos.
Depois de presentes a primeiro interrogatório judicial, o juiz de instrução criminal decretou a prisão preventiva a três dos homens, enquanto os restantes ficaram sujeitos a termo de identidade e residência.
A investigação foi desenvolvida pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria, da PJ, em articulação com a Guarda Nacional Republicana.

Sem comentários:

Enviar um comentário