Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Presépio de Portugal" já está iluminado - Conheça o programa de atividades para Alenquer na quadra de Natal

O presépio pode ser apreciado até 6 de janeiro
Até 6 de janeiro, pode ser admirado o presépio monumental de Alenquer, ao qual estão este ano associados um conjunto de atividades propostas pela autarquia. No dia 1, sábado, pelas 18 horas, foram ligadas as luzes que incidem sobre o presépio, iluminando figuras e encosta. Graças à sua disposição em encosta, há muito que Alenquer conquistou o epíteto de "Presépio de Portugal". Reforçando a conotação desde 1968 que, no mês de dezembro, a colina da vila acolhe o colorido das figuras bíblicas dos Anjos, do Deus Menino, da Virgem, de São José e dos Reis Magos.
O presépio de figuras monumentais, a maior com cerca de seis metros e a mais pequena com metro e meio de altura, foi concebido, segundo o seu autor, o pintor Álvaro Duarte de Almeida, de acordo com a figuração da pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII.


 PROGRAMA

   Exposição Presépios de Alenquer
1 de dezembro a 5 de janeiro
Biblioteca Municipal de Alenquer
Integram esta exposição dezenas de presépios das mais variadas proveniências e estilos. Algumas das peças poderão ser adquiridas pelos visitantes.

   Provas de Vinhos
1, 8, 15 e 22 de dezembro, sábados, entre as 17h e as 19h
Museu do Vinho, Alenquer
Organizadas pela Rota dos Vinhos de Lisboa, as provas vão dar a conhecer os vinhos da Casa Agrícola Ribeiro Correia e das quintas do Carneiro, do Convento, da Folgorosa, de Pancas e dos Plátanos.

   Encontro numa Tarde de Domingo
2 de dezembro, 15h30
Museu João Mário, Alenquer
Inauguração da exposição coletiva de Frederico Pratas e Maria do Carmo Jorge e concerto do Coro do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

   Partilha de Saberes (Sabores)
3 a 21 de dezembro
Biblioteca Municipal de Alenquer
Doces, licores e mimos caseiros preparados pelas alunas da Universidade da Terceira Idade. Para encher os olhos e a barriga. Os produtos expostos destinam-se à venda ao público.

   Natal na Biblioteca
5 a 21 de dezembro
Biblioteca Municipal de Alenquer
Atividades para os mais novos. O imaginário infantil materializa-se: no cantinho do Pai Natal contam-se histórias e há jogos e sombras chinesas; no atelier de artes fazem-se presentes para oferecer aos pais, aos avós, aos amigos...
Crianças dos três aos 12 anos em grupo (10h) ou em família (15h).
  
Feira de Produtos Regionais
8 e 9, 13 a 16 e 20 a 23 de dezembro
Fórum Romeira, Alenquer
Vinhos, compotas, bolos e biscoitos (dados a provar), artesanato. A Feira de Produtos Regionais é um mundo de ideias para os presentes de Natal.
Visite a feira nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), de 13 a 16 (quinta a domingo) e de 20 a 23 (quinta a domingo). Às quintas e sextas a feira recebe visitantes das 15 às 20 horas; aos sábados, das 10 às 20 horas; aos domingos, das 10 às 19 horas.

   Recomeçar tudo do zero
10 a 31 de dezembro
Biblioteca do Carregado
Exposição de pintura de Fátima Bernardo, pintora do concelho. Ano novo, vida nova.

   Tesouros no Rio
15 de dezembro, entre as 9h e as 19h
Margens do rio, Alenquer
A feira mensal de velharias da vila tem, em dezembro, vista para o presépio. Visite-a e encontre os seus tesouros ou participe como expositor - inscreva-se até© cinco dias antes da realização da feira através do 263 733 304 ou do e-mail biblioteca@cm-alenquer.pt.

   Cantar os Reis
De 5 para 6 de janeiro
Abrigada, Bairro, Cabanas de Torres, Casal Monteiro, Catém, Espiçandeira, Estribeiro, Mata, Meca, Olhalvo, Ota, Paúla, Penafirme da Mata, Penedos, Labrugeira, Pocariça
Quem percorre o concelho repara nas estrelas, flores, corações e vasos pintados nas casas de algumas localidades das freguesias de Abrigada, Cabanas de Torres, Meca, Olhalvo, Ota e Ventosa. Na noite da "velada de Reis", grupos de jovens pintam e cantam à s portas testemunhos e desejos de felicidade para o ano que começa. Respira-se, com o ar frio da noite, esperança e amizade.

   Encontro numa Tarde de Domingo
6 de janeiro, 15h30
Museu João Mário, Alenquer
Cantar os Reis - os homens que cantam e pintam os Reis trazem esta tradição ao Museu João Mário.

   Leve um amigo para casa
O Natal é encontro, calor, conforto. Fique feliz, faça alguém feliz - adote um cão ou gato no Canil Municipal de Alenquer.

Fontes: www.tintafresca.net
              www.cm-alenquer.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário