Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Feira da Ascensão sem largadas de toiros deixa Grupo de Forcados Amadores de Alenquer descontente

GFA de Alenquer diz que as largadas "trazem um novo colorido às ruas da vila"
O Grupo de Forcados Amadores de Alenquer (GFA) criticou, em comunicado, a alegada falta de receptividade da organização da Feira da Ascensão 2013 para a realização de largadas de toiros nas ruas da vila durante o certame, que terá lugar entre 8 e 12 de Maio.
O GFA, em pareceria com o Clube Taurino Alenquerense, pretendia colaborar com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer (ACICA), que este ano substituiu a Câmara de Alenquer na organização da XXXI Feira da Ascensão, “enriquecendo o programa com actividades ligadas à Festa Brava, de forma gratuita”.
Salientando que “a corrida de toiros e as largadas trazem, por si só, um novo colorido às ruas da vila, dando uma dimensão ímpar ao comércio tradicional local, e que estas atividades, chamam a Alenquer forasteiros de concelhos vizinhos”, o GFA refere que efectuou “as diligências necessárias diante do presidente da ACICA, informando este que o grupo mais uma vez estaria disposto a colaborar de forma gratuita na feira sem qualquer exigência financeira, mas este mostrou-se irredutível na nossa colaboração recusando assim o regresso das largadas à vila”.
“Não solicitamos verbas para o efeito, apenas queríamos dar a Alenquer e a quem nos visita uma dimensão que a sede concelho merece”, sustenta o GFA, sublinhando que “foram muitos os comerciantes que nos incentivaram a implementar as actividades a que os vínhamos habituando, e os que nos confidenciaram que por ocasião do movimento pedonal no local viam a faturação do seu negócio crescer, da mesma forma que tantos são os que estão cansados com o marasmo que se apoderou da vila”.
O grupo lamenta, por isso, “a atitude de quem representa ou tem a obrigação de representar e ouvir os comerciantes do concelho”, mas assegura que estará “sempre receptivo a dar o seu contributo para que a vila seja um reflexo de um concelho com vida”.
Contactado pelo Nova Verdade, o presidente da ACICA refutou as críticas do GFA de Alenquer, dando uma outra versão do diferendo. “Efectivamente, no início de Março o cabo de forcados Jorge Vicente contactou-me para me dizer que o Grupo estava disposto a fazer largadas nas ruas da vila, porque estava a ser pressionado por um bar de Alenquer, Mas, quando lhe perguntei quem é que pagava a areia, os seguros e quem montava as tronqueiras e demais materiais nas ruas, respondeu-se apenas com possibilidades”, referiu Hélder Miguel, acrescentando que “não houve nenhuma proposta”. “Como é público, começámos a 3 de Dezembro a fazer reuniões e protocolos com a câmara e com outras entidades, e vir agora o Grupo de Forcados, a dois meses do início da feira, não com uma proposta, mas com ideias a contar com o dinheiro dos outros, não me parece correcto”, concluiu o responsável pela organização da Feira da Ascensão 2013.

Notícia desenvovlida na edição de 01MAI2013 do "Nova Verdade"

Sem comentários:

Enviar um comentário