Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

GNR ajuda idosos a prevenir burlas

O Destacamento Territorial de Alenquer da GNR está a promover um conjunto de acções de sensibilização designado “Idoso em segurança”, no intuito de transmitir à população sénior conselhos úteis para a segurança de pessoas e bens. Ajudar a prevenir burlas e assaltos entre a população da terceira idade, em casa e na via pública, é o principal intuito da iniciativa.
A acção está a ser realizada em instituições sociais locais, mas pretende chegar também à comunidade em geral, através das Juntas de Freguesia concelhias que queiram acolher as sessões.
O “Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança” é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que visa, sobretudo, garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas.
Os mais velhos, por se encontrarem numa condição mais desprotegida/vulnerável, em especial os que vivem mais afastados ou isolados dos centros populacionais mais activos, são alvo preferencial dos burlões.
Conselhos práticos de como reagir numa situação de burla, em casa e na rua, estão a ser deixados, por parte de elementos da GNR, aos idosos do concelho.
Como é explanado nas acções, os pretensos burlões afiguram-se, normalmente, bem vestidos, simpáticos e com conversa cativante e convincente. Apresentam-se, vulgarmente, como funcionários da Segurança Social, CTT, bancários, ou relacionados com Gás, Água ou Electricidade. Fazem-se, muitas vezes, passar também por amigos de familiares, pedindo dinheiro para o familiar da vítima que está longe, alegando que este precisa de ajuda. Geralmente, dizem os nomes e moradas correctas dos familiares, para dar credibilidade à situação.

Fonte: "Jornal das Caldas On-line"

Sem comentários:

Enviar um comentário